Contrariamente ao que aconteceu em Moçambique, onde o correio aéreo teve um desenvolvimento mais precoce, Angola só muito mais tarde iniciou este serviço postal, muito mais célere, de fazer circular as correspondências.
Moçambique nesse aspecto gozou de condições particularmente favoráveis, pois desde que a Imperial Airways começou a voar de Londres para Cape Town em 20 de Janeiro de 1932, teve o condão de aproveitar a passagem dos aviões por Salisbúria e Broken Hill para encaminhar as suas correspondências por via aérea.
Por razões que se desconhecem as autoridades postais angolanas tardaram em encontrar soluções para utilizarem os meios aéreos que belgas e ingleses dispunham nos limites da sua fronteira. A utilização do Caminho-de-Ferro de Bengue-la seria uma das soluções. As correspondências poderiam ser transportadas por via ferroviária até Elizabethville e daí poder-se-iam utilizar duas opções: uma delas utilizando os aviões da Sabena da linha aérea Elizabethville a Anvers inau-gurada no 1.º trimestre de 1928; e outra utilizando a ligação do Aero Clube do Katanga de Elizabethville a Broken Hill, local de escala dos aviões da Imperial Airways.
Somente em meados de 1936, mais precisamente a 24 de Junho, se conseguiu delinear um encaminhamento das correspon-dências por via aérea. A solução do problema passava pelo aluguer de uma carrinha à empresa SAPIC de Luanda que transportava por via terrestre as correspon-dências até Leopoldville, de onde seguiam por via aérea pelos aviões da Sabena até Bruxelas (linha inaugurada em 14.05.31). Este encaminhamento das correspondências acabou por definhar pelos custos elevados no transporte terrestre. O meio aéreo apenas viria a ser reutilizado em princípios de 1938 quando em Angola começaram a voar os aviões do Aero Clube de Angola, transportando as correspondências até Ponta Negra onde faziam a ligação com os aviões da Air Afrique, ou com os da Aeromaritime.
Porém antes destas precursoras ligações aéreas, houve entrada de correio aéreo (incoming mail) em Angola. A partir de 6 de Maio de 1936 os correios britânicos começaram a aceitar correio por via aérea para Angola. As correspondências eram encaminhadas pela Imperial Airways na linha Croydon-Cape Town até Broken Hill. Daqui seguiam por via aérea até Elizabethville pelos aviões do Aero Clube do Katanga. De Elizabethville eram encaminhadas por via ferroviária até Angola (ver mapa com o encaminhamento).
As primeiras cartas oriundas de Inglaterra para Angola foram expedidas em 8 de Maio no voo AS342 da Imperial Airways (timetable). É o caso da carta que reproduzimos. Remetida de Londres (08.05.36) para o Lobito (25.05.36) mas reencaminhada para Benguela (03.06.36) com trânsito por Broken Hill (17.05.36) e Elizabethville (19.05.36). Foi franquiado com selo no valor 1s/7d, correspondente ao primeiro porte (peso até ½ oz).
Segundo Baldwin apenas 10 sobrescritos circularam pela mala postal deste primeiro correio aéreo para Angola.
Existem duas obras que referem a formação desta primeira mala aérea: “The Postal History of British Air Mail” de Edward B. Proud e “Movements of Aircraft on Imperial Airways * African Route * 1931-1939 de Peter Wingent. Peter Wingent afirma que este primeiro encaminhamento aéreo se realizou em 15 de Maio pelo voo AS343 e Edward Proud afirma que tal se realizou em 8 de Maio. A carta que apresentamos vem confirmar a afirmação de Proud em detrimento da de Wingent.
Do ponto de vista histórico é relevante referir como se processou este voo. No primeiro trajecto de Croydon até Brindisi em Itália foi utilizado um avião Handley Page HP42E, baptizado como o nome “Horatius”; de Brindisi ao Cairo um hidroavião Short S.17 Kent de nome “Scipo” com a matrícula G-ABFA; do Cairo a Kartum um avião Handley Page HP42E, baptizado como o nome “Horsa” com a matrícula G-AAUC; de Kartum a Broken Hill um avião Armstrong Whiteworth Atalanta de nome “Astrea” e com a matrícula G-ABTL. De Broken Hill até Elizabethville por um avião The Havilland Tiger Moth. Como podemos constatar foram utilizadas 5 aeronaves para fazer o percurso. Era o início da aviação comercial. Para percursos diferentes eram utilizados aviões com características específicas.
Bibliografia
· “The Postal History of British Air Mail” de Edward B. Proud
· “Movements of Aircraft on Imperial Airways * African Route * 1931-1939 de Peter Wingent. Peter Wingent
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