sábado, 13 de agosto de 2011

Estação Postal de Bumbo

As primeiras referências que se conhecem de Bumbo datam do ano de 1849 com o estabelecimento de cerca de 200 colonos na região. Bumbo foi elevado à categoria de Concelho em meados do séc. XIX tendo sido posteriormente a sua área incorporada no Concelho de Vila Arriaga.
Numa Portaria de 1857, que classifica os concelhos adstritos a Moçamedes, Bumbo figura como tal, a par de outros concelhos como sejam os da Huíla, Gambos e Porto Alexandre.
Em 12 de Junho de 1862, por Portaria Provincial foi autorizada a instalação de mais uma colónia nas proximidades de Bumbo, mais precisamente em Capangombe. Em 1877 Bumbo ainda se mantinha como concelho do Distrito de Moçamedes.
A região de Bumbo tinha um clima agreste e a pouco e pouco as duas colónias instaladas foram-se tornando desertas, pelo abandono da região por parte dos colonos, levando à perda de importância e influência, que determinou a supressão do Concelho por Decreto de 11 de Outubro de 1895.
Este extinto Concelho foi restabelecido por Decreto de 2 de Setembro de 1901, porém com o nome de Capangombe.
A estação postal de Bumbo foi criada pela Portaria n.º 298 de 11 de Junho de 1885, portaria esta que aprova também o novo Regulamento dos Correios e Telégrafos, tendo-lhe sido atribuída a categoria de 3.ª classe juntamente com a sua vizinha Capangombe além de Gambos, Huíla, Humbe e Humpata, todas do Distrito de Moçamedes.
Malgrado poder ter sido uma localidade com bastante implantação populacional, mercê das duas colónias aí instaladas, as marcas desta estação são quase que inexistente.
Foi com inusitado entusiasmo que encontramos um objecto postal com marca de dia da estação postal, de duplo círculo concêntrico e ponte para a data no interior do círculo menor. Este tipo de marca surge em finais de 1893 e acabou por se generalizar pelas inúmeras estações postais de Angola.
Tal como citado e reproduzido na minha anterior mensagem, o objecto postal apresentado é o “MAPPA ESTATISTICO” da estação postal do Bumbo, com referência ao mês de Outubro de 1894.
Mais uma vez vimos comprovar que estas estações tinham um reduzido movimento postal, apenas se justificando a sua existência por razões políticas. Senão vejamos o movimento postal no mês que referimos:
Correspondência expedida
            Cartas
                        Nacional                       4
                        Colónia                         2
            Impressos                                 3
            Amostras                                  1
Correspondência recebida
            Cartas
                        Nacional                     17
                        Jornais                                        38
                        Impressos
                                     Nacional                       9
                                     Países UPU                   2
            Para os aficionados da marcofilia angolana, fica o registo de mais uma marca não catalogada e de elevada raridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário