Figura 1 |
Uma das faculdades que os passageiros tinham quando viajavam a bordo dos paquetes era a de poderem utilizar as caixas de correio aí instaladas para poderem remeter as suas correspondências. Não raras são as vezes em que, nos portos de escala dos paquetes e com a conivência dos tripulantes, estes transportavam para bordo as suas correspondências de última hora de residentes, quando já se encontravam fechadas as malas formadas nos Correios. Nessas terras distantes em que só de 15 em 15 dias ou de mês a mês eram visitadas pelos paquetes, esta prerrogativa era sempre bem-vinda.
Figura 2 |
Este tipo de expediente está representado nas figuras 1 e 2. O postal ilustrado, está franquiado com selo de 10 reis (selo de D. Carlos I tipo Mouchon) de acordo com a tabela de portes (publicada no Boletim Oficial de Angola n.º 10 de 07.03.1903) para cartões postais circulados para Portugal. Foi redigido do Lobito (12.12.1910) para Leiria (07.01.1911) com trânsito por Lisboa (06.01.1911). O selo foi obliterado com carimbo de denominação de origem “PAQUETE” aplicado em Lisboa à chegada (Roger Hosking 535). Ostenta ainda a marca do Paquete Cazengo, batida em verde-azul e datado de (06.01.1911), data da chegada a Lisboa. Este carimbo aparece também batido a preto e violeta, em períodos distintos.
O postal ilustrado foi transportado na 86.ª viagem do Paquete Cazengo às colónias portuguesas da África Ocidental, com o seguinte itinerário em Angola:
Lisboa (Saída) 07.11.1910
………………………….
Luanda (chegada) 30.11.1910
Novo Redondo 04.12.1910
Benguela 05.12.1910
Moçamedes 10.12.1910
Benguela 12.12.1910
Novo Redondo 13.12.1910
Luanda (chegada) 14.12.1910
Luanda (saída) 16.12.1910
…………………………
Lisboa (chegada) 06.01.1911
O Cazengo foi mandado construir pela Empreza Nacional de Navegação em 1889, tendo a sua construção sido entregue à empresa inglesa de Hull, Earl Shipbuilbing & C.º. Foi registado na Capitania de Lisboa em 02.10.1889 e quatro dias depois (06.10.1889) iniciou a sua primeira viagem a África, tendo realizado 110 viagens desde esta data até 16.03.1916. A partir desta data, por razões de segurança, a censura proibiu a publicação, nos periódicos, dos movimentos marítimos.
O Paquete serviu desde 6 de Outubro de 1889 até 8 de Outubro de 1918, data esta em que foi torpedeado e afundado por um submarino alemão, numa viagem de regresso de Liverpool para Lisboa, junto à costa francesa, em serviço do Governo Português. Morreram 4 homens da tripulação.
Paquete Cazengo |
Características do Paquete
Tonelagem: 3.009,07 tons
Máquina: Earl’s, Hull – 2.200hp
Comprimento 103,60m
Boca: 12,30m
Pontal: 8,00m
Vapor de hélice
Capacidade: 224 passageiros
A proprietária do Paquete Cazengo era a Empreza Nacional de Navegação, fundada, como Parceira Marítima, em 20 de Dezembro de 1880, tendo-se tornado o maior armador português, e manteve-se sempre em actividade até 1918, data a partir da qual se transformou em sociedade anónima com a designação de Companhia Nacional de Navegação.
Logo após a sua constituição, estabeleceu um contrato com carácter de exclusividade com o Governo Português, para a instalação de uma linha na navegação para as colónias portuguesas da África Ocidental. A sua primeira viagem realizou-se em 5 de Outubro de 1881 com um dos seus dois primeiros paquetes: o Portugal.
Bibliografia
· Carreiras para Angola * Navios Portugueses que transportam passageiros e correio (1858-1916), António J. A. Marques Bonina.
· Paquebot Cancellations of the World by Roger Hosking, 1987
· Boletim Oficial de Angola
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