sábado, 27 de agosto de 2011

Angola * Correio em tempo de guerra (1)

Figura 1
            Em tempo de guerra, quando os meios de transporte escasseiam e os inconvenientes da censura determinam uma demora insustentável para os utilizadores dos serviços postais, que esperavam e desesperavam por receber as cartas com novas sobre o seus negócios ou sobre os seus entes queridos, todos os meios eram válidos para fazerem chegar as suas correspondências ao seu destino.
            Estudavam-se encaminhamentos alternativos que permitissem acelerar o tempo de trânsito, mas o maior entrave a esta celeridade era provocado pela censura às correspondências praticada pelos países beligerantes.
            Uma das alternativas para contornar a censura consistia na entrega das cartas a bordo dos navios ao cuidado da tripulação, ou fazê-las transitar por algum passageiro que se encarregaria de as colocar no correio do país de destino.
Figura 2
            Um desses exemplos pode-se observar na carta que reproduzimos nas figuras 1 e 2. A carta é remetida de Luanda para Boston (07.02.41) com uma franquia de 2$50 correspondente a: 
1$75 pelo primeiro porte de correio ordinário + $75 de excesso de porte. O remetente da carta é um funcionário da Companhia Nacional de Navegação o que lhe terá facilitado o acesso ao navio que transportou a carta.
            O destinatário da carta é a Farnsworth Television & Rádio Corporation, empresa fundada em 1938 por Philo Farnsworth o primeiro inventor a transmitir uma imagem de televisão composta por 60 linhas horizontais. A imagem transmitida era o símbolo do dólar. Farnsworth desenvolveu o tubo dissector, a base de todas as televisões electrónicas actuais. Fez o registo da patente em 1927, mas perdeu essa patente mais tarde numa disputa judicial com a RCA. Philo Farnsworth através da sua empresa inventou mais de 165 dispositivos, entre os quais, equipamentos para converter uma imagem óptica num sinal eléctrico.
SS West Humhaw
            A carta foi transportada a bordo do navio West Humhaw, barco de carga construído em 1918, em Seattle, pela Skinner & Eddy, para a United Stades Shiping Board, pelo programa de emergência para a construção de navios durante a 1.ª Guerra Mundial.
            O cargueiro foi entregue poucas semanas antes do fim do conflito e imediatamente consignado à Marinha dos EUA, tendo completado apenas uma missão de socorro em seu nome.
Bandeira da American-West
Afrika Linie
            Em 1924 foi adquirido pela American-West Afrika Linie e passou a ser um navio mercante, fazendo primeiro serviços transatlânticos e mais tarde nas rotas de navegação entre os EUA e África. Com a eclosão da 2.ª Guerra Mundial participou em comboios aliados antes de ser afundado pelo submarino alemão U-161 em Takoradi no Gana, em 8 de Novembro de 1942.
            Á chegada foi obliterado com carimbo de denominação de origem batido a preto “PAQUEBOT” de Boston (Roger Hosking 872).
Bibliografia
·          www.radiomuseum.org
·          Paquebot Cancellations of the World by Roger Hosking, 1987

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