Primeira locomotiva do CFB |
No seguimento do meu apontamento do dia 16 de Agosto sobre um estranho encaminhamento de correspondência, que tinha como plataforma o território de Moçambique, as correspondências eram encaminhadas por mala fechada do Lobito para a Beira e Lourenço Marques, por via ferroviária graças a uma série de enlaces de diversas concessões. As correspondências eram normalmente censuradas em Lusaka na Rodésia do Norte.
Há dias tive a oportunidade de adquirir nos leilões da Ebay uma carta muito interessante que fez o trajecto inverso às que eu apresentei nesse apontamento. Parece ser uma vulgaridade voltar ao tema depois de ter apresentado o referido apontamento, porém neste caso “o que parece não é”, porque o chamado “incoming mail” em Angola é extremamente raro, e muito mais o é neste período conturbado da história mundial, em que o número de objectos postais circulados decresceu significativamente. Pelo conhecimento que fui adquirindo, durante anos de coleccionismo filatélico, direi que a probabilidade de se poder adquirir uma carta recebida em Angola ou daí expedida é de uma em cada cem cartas respectivamente.
Figura 1 - Frente e verso da carta |
Mapa com sinalização do encaminhamento |
Assim a carta que se reproduz na figura 1, foi remetida de Nairobi (25.11.1941) para Bela Vista, tendo transitado pela Beira (18.12.41), Lobito (29.12.41) e pela Ambulância Lobito-Teixeira de Sousa (31.12.1941). Antes de analisar outros pormenores da carta convém apreciarmos o seu encaminhamento. De Nairobi seguiu para Mombassa onde seguiu por via marítima para a Beira. Da Beira seguiu por via ferroviária por Umtali até Salisbúria, continuando pela linha ferroviária Cabo-Cairo até Elizabethville. Daqui seguiu também por via ferroviária até ao Lobito pelo Caminho-de-Ferro de Benguela. Como a mala era fechada para o Lobito a carta teve que seguir a sua viagem até ao fim da linha, tendo passado pela localidade de destino – Bela Vista ao km 503 da referida linha. Do Lobito foi reencaminhada para aquela localidade na ambulância ascendente, tendo a carta percorrido nesta ida e volta mais 1.006kms.
Mapa com as ligações ferroviárias |
Foi franquiada com selo de 5c s/ 1d, (Scott86) da África do Sul sobrecarregado com a legenda “KENIA / TANGANICA / UGANDA. Estes três territórios ingleses foram agrupados, postalmente, a partir de 1935 sob a administração da East African Posts & Telecommunications.
Foi ainda visada pela censura em Nairobi por carimbo batido a violeta do censor n.º 5 (tipo IIB). Todos os carimbos com a letra B estavam atribuídos ao centro de censura de Nairobi e o número que lhe segue referencia o censor. Como já tinha sido censurada no Quénia pelos censores ingleses, ela seguiu livre até ao destino, não sendo portanto censurada em Lusaka.
No Quénia havia três centros de censura (Nairobi, Mombassa e Kisumu, estando o de Nairobi instalado na estação dos correios por questões de facilidade logística.
Bibliografia
· British Empire Civil Censorship Devices World War II / Colonies and Occupied Territories in Africa ”, John Little, 2000
· Caminho de Ferro de Benguela – A mais curta estrada para a África Central
Sem comentários:
Enviar um comentário