A African Steamship Company foi fundada em 1852 pela empresa Elder Dempster & Company, Limited com um contrato estabelecido com o Governo Inglês para o transporte de malas de correio de Londres para a Madeira, Tenerife e Costa Ocidental de África.
A partir de 1894 a companhia alargou a sua esfera de acção para os portos atlânticos dos EUA e Canadá. Em 1901, por contrato também estabelecido com o Governo Inglês para o transporte de malas de correio, estabeleceu uma carreira para as Índias Ocidentais, criando para isso uma nova empresa denominada Imperial Direct West Índia Mail Serviçe Company. Entretanto em 1903 negociou a venda da carreira do Canadá, incluindo a venda de 14 navios que navegavam nessa rota.
A partir de 1888 iniciou uma nova ligação marítima pelos portos de África Ocidental, contemplando o porto de Luanda. Esta nova ligação partia de Hamburgo e tinha as seguintes escalas: Antuérpia, Tenerife, Las Palmas, Calabar, Lagos, Luanda e Banana.
Dez anos depois, de dar início às suas ligações a Angola, a African Steamship Company através do seu agente em Lisboa, a sociedade E. Pinto Basto & C.ª, solicita ao Governo Português por requerimento datado de 26.02.1898, a atribuição da patente de privilégio de paquete para os todos os seus navios que faziam escala pelos portos de Angola.
Mais informa este agente, que estes navios faziam o serviço de malas do correio britânico entre Liverpool e os portos da África Ocidental, assim como de Hamburgo para os mesmos portos e que na sua rota escalavam os portos portugueses de Cabinda, Ambriz, Luanda, Novo Redondo, Benguela e Moçamedes. Prontificava-se ainda a transportar gratuitamente as malas de correio tanto para a Europa, como para os portos de África em que fizesse escala.
Por despacho de 28 de Janeiro do Ministério da Obras Públicas foi concedida a patente de paquete aos navios da African Steamship, e desse despacho foi dado o necessário conhecimento à Direcção Geral do Ultramar, através do ofício n.º 564 de 14.03.1898 daquele Ministério que reproduzimos de seguida.
Por curiosidade, é de realçar que a data do despacho ministerial para a concessão da patente de paquete é anterior à data do requerimento apresentado pelo agente a solicitar tal privilégio.
Em 14 de Fevereiro por ofício da 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar para o Governador-Geral de Angola, e para os devidos efeitos imediatos, é dada a informação da atribuição daquele privilégio aos paquetes da African Steamship. Com esta resolução ficou aberta mais uma via de encaminhamento de correspondências para a Europa e portos de escala da companhia na África Ocidental.
Bibliografia
· Cota 3790 2G SEMU DGU Cx 1898 – Correios Ultramarinos – Processos findos – 1.º Semestre
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