quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Carimbos numéricos volantes (36) * Mona Quimbundo / Saurimo


Vista aérea de Saurimo
            Voltamos neste artigo aos já conhecidos carimbos numéricos volantes, desta vez para historiar o percurso e o período de utilização do carimbo com o número 36, de uma série de 40 carimbos, mandados executar para prover as estações postais recentemente abertas de marcas de dia, ou as estações que por qualquer razão se encontravam impossibilitadas de utilizar as suas marcas próprias. Este carimbo é do tipo 3, semelhante a todos os que tiveram a numeração de 31 a 40, e caracteriza-se principalmente por ter um diâmetro maior (31 mm) em relação aos dos tipos 1 e 2.
Fig. 1 – Desenho do carimbo e selos obliterados com a marca
 
            O carimbo numérico 36 e o respectivo lacre foram inicialmente atribuídos à estação postal de 3.ª classe de Mona Quimbundo, no Distrito da Lunda. Essa atribuição foi feita pela Ordem de Serviço n.º 8 da Repartição Superior dos Correios de Angola e datada de 15 de Janeiro de 1917.
Fig. 2 – Ordem de Serviço n.º 8 da Repartição Superior dos Correios de Angola
 
            A estação de Mona Quimbundo foi criada pela Portaria Provincial n.º 47 de 21 de Janeiro de 1915, e resultou da transferência para a sede da Capitania-Mor de Mona Quimbundo da estação postal de 3.ª classe de Minungo, tendo ficando a cargo do sargento da referida Capitania.
Fig. 3 – Portaria Provincial n.º 47
 
            É interessante constatar que a atribuição do carimbo numérico volante à estação postal de Mona Quimbundo ter sido feita seis dias antes da sua criação oficial por portaria provincial.
            Mona Quimbundo era um antigo posto militar, criado em 1912, sendo convertido em Capitania-Mor por Portaria n.º 239 de 08.12.1914, tendo passado a Posto Civil em 03.03.1919. A região era propícia à fixação de europeus mercê de um bom clima temperado onde as temperaturas nunca ultrapassavam os 30.º.
            Porém esta estação postal não estaria aberta por muito tempo porque por Portaria Provincial n.º 71 de 14.04.1917, foi transferida para a povoação de Saurimo, tendo esta transferência determinado que o respectivo carimbo numérico também transitasse para a nova estação postal. Assim o carimbo esteve pouco mais de dois meses em uso na estação postal de Mona Quimbundo.
Fig. 4 - Portaria Provincial n.º 71
 
            O período coincidente com a duração da Grande Guerra foi caracterizado em Angola por sucessivas aberturas e encerramento de estações postais, provavelmente em função das diversas operações militares que se desenrolaram. E assim não é de espantar que volvidos cinco meses após o seu encerramento se voltasse a criar nova estação postal em Mona Quimbundo de acordo com a Portaria Provincial n.º 144 de 15.09.17.
Fig. 5 – Portaria Provincial n.º 144
 
            Como a carimbo foi transferido para Saurimo em Abril por lá ficou não tendo retornado a esta recriada estação postal.
            Saurimo foi inicialmente um posto militar criado pela Portaria Provincial n.º 238 de 08.12.1916, derivando o seu nome do topónimo local Sá-Urimo. Em 1918 foi nomeada para sede do Distrito da Lunda, passando posteriormente a denominar-se Vila Henrique de Carvalho e apenas por Henrique de Carvalho quando por Decreto-Lei n.º 2757 de 28.05.1956 foi elevada à categoria de cidade.
Fig. 6 - Mapa com a localização de Saurimo e Mona Quimbungo
 
Datam do ano de 1624 as primeira relações de europeus com os habitantes da Lunda, quando a denominada Feira de Cassange estava no seu apogeu, porém só a partir de 1895 é que se começou a ocupar militarmente a região, mercê das campanhas capitaneadas por grandes oficiais como o foram Utra Machado, Henrique de Carvalho, Bento Roma ou Veríssimo Sarmento. Nesse mesmo ano de 1895 foi criado o Distrito da Lunda sendo a sua primeira capital a povoação de Capenda Camulemba.
Fig. 7 - Vista de Henrique de Carvalho
 
Como sede do Distrito da Lunda, Henrique de Carvalho atingiu uma certa notoriedade económica, pois é neste Distrito que se encontravam situadas as minas de diamantes, exploradas pela poderosa Diamang. Embora a exploração mineira fosse o grande motor de desenvolvimento da região não eram despiciendas actividades como por exemplo a agricultura de onde sobressaía a cultura do arroz, do amendoim e do milho.
            Oriunda da estação postal de Saurimo, pertence à minha colecção, uma carta datada de 1928 com o carimbo numérico volante 36 (Fig. 8), não sendo conhecido nenhum exemplar filatélico (carta ou selo) do período de pouco mais de 2 meses em que o carimbo esteve em uso em Mona Quimbundo.
Fig. 8 – Sobrescrito circulado registado de Saurimo (11.08.28) para Lisboa (19.09.28) com trânsito por Luanda. Franquiado com 1$60 correspondente a: 0$80 pelo primeiro porte para cartas remetidas para Portugal com o peso até 20g + 0$40 pelo segundo porte (peso de 21 a 40g) + $040 pelo prémio de registo.
 
            Na década de 30 esta marca foi substituída por uma marca privativa da estação postal que entretanto tinha passado a telégrafo-postal (Fig. 9). Esta marca manter-se-ia em uso até 1939.
Fig. 9 – Sobrescrito circulado do Dundo (23.08.1931) para Nova York com trânsito por Saurimo. Franquiada no Dundo com 1$30 foi-lhe acrescido ao porte em Saurimo selos no valor de 0$10, perfazendo o porte de 1$40 correspondente ao primeiro porte para países estrangeiros (cartas com o peso até 20g).
 
            Em 1939 com a reforma das marcas de dia em Angola a estação foi dotada com um carimbo da nova tipologia (Fig. 10) assumindo já o novo topónimo de HENRIQUE DE CARVALHO em vez da anterior designação de SAURIMO.
Fig. 10 – Sobrescrito circulado de Vila Henrique de Carvalho (19.09.1952) para Lisboa, com trânsito por Vila Luso (21.09.1952). Pagou de sobretaxa aérea 4$00.
 
 
Bibliografia
·         Índice Histórico-Corográfico de Angola, 1972, Mário Milheiros, IICA
·         Boletim Oficial de Angola
·         Boletim dos CTT de Angola, 1917
·         Dicionário Corográfico-Conercial – Antonito, 1959 4.ª edição
 

2 comentários:

  1. Elder:

    És aquela máquina.

    Um abraço para ti:

    Hernâni

    ResponderEliminar
  2. Verão Filatélico!

    Obrigado por toda esta partilha.

    Cumprimentos,

    António Abreu

    ResponderEliminar