Rio Lungué-Bungo |
Neste apontamento regressamos ao
estudo que vimos fazendo sobre os carimbos numéricos volantes que foram colocados
à disposição das estações postais recém-criadas e que ainda não possuíam a sua
marca de dia com topónimo, assim como das que, por alguma razão, ficaram
impossibilitadas de usar as que inicialmente lhe haviam sido distribuídas.
O carimbo e o respectivo sinete para
lacre com o número “6” foram atribuídos à estação postal de 3.ª classe de Lungué-Bungo
pela Ordem de Serviço n.º 301 datada de 28 de Agosto de 1913 e emanada da
Repartição Superior dos Correios de Angola.
Ordem de Serviço n.º
301 de 28.04.1913
A Ordem de Serviço supra contém um
grave erro de descrição porque nunca existiu uma estação postal com o nome de
Lungué-Bungo. Este nome foi atribuído a uma região que era banhada por um rio
com o mesmo nome, que era um importante afluente da margem direita do rio
Zambeze. O nome também foi atribuído a uma Capitania-Mor criada pela Portaria 1062-E
de 1912 (Boletim Oficial n.º 2), por desanexação de territórios ganguelas, com
sede em Cassamba. Pela Portaria n.º 146 de 10 de Maio de 1922 foi extinta a
Capitania-Mor e passou a Circunscrição Civil ainda com sede em Cassamba, que
entretanto foi extinta em 13 de Maio de 1932 (Decreto n.º 353).
Selo obliterado com
carimbo volante em serviço na estação postal de Muangai
Na realidade o carimbo volante foi
atribuído à estação postal de 3.ª classe em Muangai. Esta estação postal foi
criada pela Portaria n.º 373 de 17 de Abril de 1913, que abaixo se reproduz,
com a categoria de 3.ª classe, executando os serviços de recepção e expedição
de correspondências e venda de selos postais e mais fórmulas de franquia. Ficou
encarregado da estação postal o Capitão-mor da Capitania do Lungué-Bungo cuja
sede era Muangai.
Portaria n.º 373 de
17.04.1913
Muangai era um posto militar e após
a extinção da Circunscrição Civil de Lungué-Bungo passou a posto civil
administrativo do Concelho do Moxico.
Em 4 de Agosto de 1919, pela
Portaria n.º 261 do Governo-Geral de Angola, foi determinado o encerramento da
estação postal, e em sua substituição foi criada uma nova estação postal com a
mesma categoria em Cassamba, nova sede da Capitania-Mor de Lungué-Bungo. Com a
transferência da estação postal seguiu também o carimbo volante n.º 6.
Portaria n.º 261 de
04.08.1919
Cassamba foi um posto administrativo
civil, criado pela Portaria Provincial n.º 129 de 22 de Abril de 1919. Porém a
saga deste carimbo volante não terminaria com a sua transferência para Cassamba
porque em 6 de Fevereiro de 1924 pela Portaria Provincial n.º 19, a sede da
Circunscrição Civil de Lungué-Bungo foi transferida de Cassamba para a
localidade de Lumai e por consequência a estação postal que aí funcionava foi também
transferida para a nova sede da Circunscrição.
Lumai era um posto militar criado
pela Portaria Provincial n.º 175 de 16 de Setembro de 1916 (B. O. 37) da
Capitania-Mor do Lungué-Bungo, e extinto em 13 de Janeiro de 1923, passando a
posto administrativo.
Portaria Provincial
n.º 19 de 06.02.1924
A estação postal não se quedaria em
Lumai por muito tempo pois, por Portaria Provincial n.º 69 de 3 de Junho de
1925, foi novamente transferida a sede da Circunscrição para a povoação de
Cassamba e com ela também foi transferida a estação postal e concomitantemente
o carimbo volante n.º 6.
Portaria Provincial
n.º 69 de 03.06.1925
Em resumo, o carimbo esteve em uso
na estação postal sucessivamente transferida para as três localidades, nas
seguintes datas:
Muangai 17.04.1913 a 04.08.1919
Cassamba 05.08.1919 a 06.02.1924
Lumai 07.02.1924 a 03.06.1925
Cassamba 04.06.1925 a ??.??.????
Não é conhecida a data em que este
carimbo deixou de ser utilizado. Provavelmente manteve-se na estação postal até
à sua extinção. O que podemos afirmar é que esta marca é muito difícil de se
encontrar. Na minha colecção apenas possuo uma carta e um selo obliterados com
o carimbo.
Sobrescrito circulado registado de
Cassamba (16.12.1931) para Nova Lisboa, com trânsito por Moxico (21.12.1931) e
pela ambulância descendente do Caminho-de-Ferro de Benguela (22.12.1931).
Franquiado com 1$80 correspondente a: 1$00 pelo primeiro porte de correio
ordinário para cartas circuladas dentro de província com peso até 20g + $80
pelo prémio de registo (Aviso da Direcção dos Serviços dos Correios e
Telégrafos, publicada no Boletim Oficial de
Angola nº 45 de 05.11.1931) + $50 pelo imposto postal (Assistência). Carimbo
volante em serviço na estação postal de Cassamba.
A região onde estavam inseridas as
localidades por onde passou o carimbo volante tinha uma densidade populacional
baixíssima. A população letrada estava confinada aos destacamentos militares e
a menos de uma dezena de comerciantes que na região mercavam com os nativos. Em
1959, segundo o Dicionário Corográfico-Comercial Antonito, a povoação de
Cassamba tinha três casas comerciais, estando duas delas fechadas e era servida
quinzenalmente por uma carreira de camionagem que ligava Luso a Cangamba; Lumai
tinha apenas duas casas comerciais e Muangai era a mais influente
economicamente com 4 casas comerciais.
Mapa da região do
Lungué-Bungo
Normalmente nestas regiões inóspitas
e de débil economia as missões religiosas conferiam-lhe uma maior importância,
porém na Circunscrição Civil de Lungué-Bungo não existia qualquer missão. Em
resumo, proferimos a propósito, que eram “TERRAS
DE FIM DO MUNDO”. Para uma melhor avaliação, diremos que a área
representada no mapa acima reproduzido, corresponde aproximadamente à área
conjunta do Alentejo e Algarve.
Bibliografia
·
Boletim Oficial de Angola
·
Índice Histórico-Corográfico de
Angola, 1972, Mário Milheiros, IICA
·
Dicionário Corográfico-Comercial –
Antonito, 1959 – 4.ª edição
Tenho boas recordaçoes de LUNGUEBUNGO.
ResponderEliminarDa protecção que demos para que fizessem a pista de aviação "para os fusos".
podes ler se quiseres duas ou três ESTÓRIAS dessa passagem, consultando o Blogue:
www.ccac2504.blogspot.pt