domingo, 19 de agosto de 2012

A "Aeromaritime" em Angola


Avião "Angola" e os pilotos Fonseca e
Castro e António Ramos do ACA
            As comunicações aéreas em Angola iniciaram-se em 1937 através do valoroso contributo prestado pelo Aero Clube de Angola. Com a publicação dos seus estatutos no Boletim Oficial de Angola, em 27 de Junho de 1937, iniciou-se uma nova página no desenvolvimento do correio aéreo em Angola. A aventura iniciou-se com a chegada em 3 de Maio de 1937 do primeiro avião, um Gipsy Moth, baptizado com o nome “ANGOLA”. Outros aviões foram adquiridos, um deles, oferecido pelos “roceiros” de S. Tomé e Príncipe.
            Deu-se início, ainda em 1937, à formação dos primeiros pilotos, sob a orientação do grande aviador Capitão Joaquim de Almeida Balthazar. De seguida vieram os voos de vulgarização, e por toda a província de Angola começam a surgir pistas de aterragem. Será nos voos com carácter sanitário (evacuação de feridos e doentes graves que necessitavam de cuidados médicos especializados) que o Aero Clube começa a notabilizar-se e a ser reconhecido por toda a colónia. Ainda em 1937 os aviões do Aero Clube iniciam o transporte fortuito de correspondência, prolongando-se pelo ano de 1938.
Emblema do Aero Clube de Angola

Finalmente o Governo-Geral de Angola reconhece a importância das comunicações aéreas facilitadas pelo Aero Clube de Angola. Em 26 de Outubro de 1938 estabelece um contrato que entregava ao Aero Clube a exploração de carreiras aéreas e transportes de malas postais dentro de Angola, com extensão da linha do Norte até Ponta Negra, de onde era possível a conexão com a linha aérea da Aeromaritime, que dali partia para Dakar. Aqui, esta, interligava-se com linha aérea da Air-France que fazia a ligação da América do Sul com a Europa.
            Pela primeira vez e de forma consistente era aberta uma via aérea que permitia aos angolanos fazer circular rapidamente as suas correspondências.
            Porém inopinadamente em 6 de Julho de 1939, um hidro-avião da Aéromaritime amara pelas 16H30 na baía de Luanda. Era um magnífico aparelho bi-motor, de marca Sircosky S.43, com 750 cv em cada motor, podendo desenvolver uma velocidade cruzeiro de 300 km/h e dotado do mais completo e avançado sistema de navegação aérea. Tinha capacidade para 8 passageiros. A tripulação era composta pelo Comandante Carrié, 1.º piloto Heuzé, 2.º piloto Lebarbarie, radiotelegrafista Manuel e mecânico Mistrot.
Hidroavião Sircosky S.43

A Aeromaritime (Compagnie des Chargeurs Reunis Aeromaritime) foi fundada em 1935 para operar na África Ocidental, com ligações às linhas aéreas da Air Afrique e da Sabena, assim como com a Air France a partir de Dakar. A primeira linha foi aberta em 8 de Julho de 1935 e ligava Niamey a Cotonou, alargando-se essa ligação até Dakar a partir de 1 de Março de 1937. A 17 de Maio de 1937 passou a escalar Ponta Negra na África Equatorial Francesa.
Mapa com as ligações da Aeromaritime e suas conexões com a Air France, Air Afrique e Sabena em 1939.

            A vinda deste anfíbio a Luanda tinha como finalidade testar as condições que oferecia a baía de Luanda, de forma a garantir no futuro a extensão da linha aérea Dakar – Ponta Negra até Luanda. Segundo a tripulação outros voos já estariam programados devendo os hidroaviões amarar em Luanda às quintas-feiras e regressarem às sextas. Este horário representava uma grande vantagem para a população luandense, pois chegando o correio da Europa às quintas, era possível responder no mesmo avião que saia no dia imediato.
Timetable da ligação aérea entre Dakar e Ponta Negra pela Aeromaritime

            Na sua escala em Ponta Negra foi recolhido e transportado para Luanda o correio da Europa que ali se encontrava e que só no dia seguinte poderia ser transportado pelos aviões do Aero Clube de Angola.
Não se conseguiu apurar se foi fechada mala de correio para a Europa no regresso do hidroavião. Porém na quinta-feira imediata dia 13 de Julho voltou o hidro a Luanda, saindo no dia 14 para Dakar. Foram fechadas malas no dia 13 pelas 23H30 para a correspondência registada e pelas 24H00 para a caixa geral.
Notícia publicada no jornal “A Província de Angola” de 12.07.39 (4.ª feira)

Com regularidade o hidroavião da Aéromatime passou a escalar Luanda todas as quintas-feiras, regressando a Dakar no dia imediato. Porém com o advento da deflagração da Segunda Guerra Mundial em 1 de Setembro de 1939, a Aeromaritime deixou de voar para Luanda, pelo que esta carreira aérea ficou-se por pouco mais do que meia dúzia de voos realizados, que a seguir enumeramos em tabela, com as respectivas datas de chegada e partida de Luanda.

Voos
Chegada
Partida
1.º Voo
06.07.1939
07.07.1939
2.º Voo
13.07.1939
14.07.1939
3.º Voo
20.07.1939
21.07.1939
4.º Voo
27.07.1939
28.07.1939
5.º Voo
03.08.1939
04.08.1939
6.º Voo
10.08.1939
11.08.1939
7.º Voo
17.08.1939
18.08.1939
8.º Voo
24.08.1939
25.08.1939
9.º Voo
31.08.1939
01.09.1939

            Como podemos verificar pela tabela, a Aeromaritime apenas realizou 9 voos de Dakar a Luanda, pelo que são raros os espécimes filatélicos circulados por esta via. Na minha colecção apenas possuo três exemplares circulados pelos anfíbios da companhia francesa. Esta ligação extraordinária passou tão despercebida que Edward Proud na sua obra “Intercontinental Airmails * Volume Three * Africa”, lamentavelmente não a refere, nem cita.
            De acordo com a comunicação de 31 de Maio de 1939, emitida pela Repartição Central dos Correios e Telégrafos, a permuta de correspondências para Portugal e Europa a partir de 1 de Junho pagariam a sobretaxa aérea de 4,00 angolares por cada 5 gramas ou fracção, para além do porte de correio ordinário de respectivamente 0,80Ag ou 1,75Ag. Durante o período em que se realizaram os voos da Aeromaritime eram estes os portes em vigor e portanto aplicados às correspondências expedidas através deles.
Fig 1 - Carta remetida de Malanje (24.07.1939) para Winterthur / Suíça, com trânsito por Luanda (26.07.1939). Franquiada com 9,80 Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo primeiro porte do correio ordinário (peso até 20g) para países estrangeiros + 8,00 Ags pelo segundo porte da sobretaxa aérea (6 a 10g de peso) + 0,05 excesso de porte). Remetida pelo 4.º voo da Aeromaritime.

Fig 2 - Carta remetida de Luanda (03.08.1939) para Hamburgo / Alemanha. Franquiada com 9,75 Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo primeiro porte do correio ordinário (peso até 20g) para países estrangeiros + 8,00 Ags pelo segundo porte da sobretaxa aérea (6 a 10g de peso). Remetida pelo 5.º voo da Aeromaritime.

Fig 1 - Carta remetida de Luanda (23.08.1939) para Bremen / Alemanha. Franquiada com 17,75 Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo primeiro porte do correio ordinário (peso até 20g) para países estrangeiros + 16,00 Ags pelo quarto porte da sobretaxa aérea (16 a 20g de peso). Remetida pelo 8.º voo da Aeromaritime.

Bibliografia
·         Eu, o Aero Clube e a Divisão dos Transportes Aéreos, 1946, A. Fonseca e Castro
·         Jornal “A Província de Angola”
·         Boletim Oficial de Angola
·         Intercontinental Airmails * Volume Three * África, 2010, Edward B. Proud




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