Avião "Angola" e os pilotos Fonseca e Castro e António Ramos do ACA |
As comunicações aéreas em Angola iniciaram-se em
1937 através do valoroso contributo prestado pelo Aero Clube de Angola. Com a
publicação dos seus estatutos no Boletim Oficial de Angola, em 27 de Junho de
1937, iniciou-se uma nova página no desenvolvimento do correio aéreo em Angola.
A aventura iniciou-se com a chegada em 3 de Maio de 1937 do primeiro avião, um
Gipsy Moth, baptizado com o nome “ANGOLA”. Outros aviões foram adquiridos, um
deles, oferecido pelos “roceiros” de S. Tomé e Príncipe.
Deu-se início, ainda em 1937, à
formação dos primeiros pilotos, sob a orientação do grande aviador Capitão
Joaquim de Almeida Balthazar. De seguida vieram os voos de vulgarização, e por
toda a província de Angola começam a surgir pistas de aterragem. Será nos voos
com carácter sanitário (evacuação de feridos e doentes graves que necessitavam
de cuidados médicos especializados) que o Aero Clube começa a notabilizar-se e
a ser reconhecido por toda a colónia. Ainda em 1937 os aviões do Aero Clube
iniciam o transporte fortuito de correspondência, prolongando-se pelo ano de
1938.
Emblema do Aero Clube
de Angola
Finalmente o Governo-Geral de Angola reconhece a
importância das comunicações aéreas facilitadas pelo Aero Clube de Angola. Em
26 de Outubro de 1938 estabelece um contrato que entregava ao Aero Clube a
exploração de carreiras aéreas e transportes de malas postais dentro de Angola,
com extensão da linha do Norte até Ponta Negra, de onde era possível a conexão
com a linha aérea da Aeromaritime, que dali partia para Dakar. Aqui, esta,
interligava-se com linha aérea da Air-France que fazia a ligação da América do
Sul com a Europa.
Pela primeira vez e de forma consistente
era aberta uma via aérea que permitia aos angolanos fazer circular rapidamente
as suas correspondências.
Porém inopinadamente em 6 de Julho
de 1939, um hidro-avião da Aéromaritime amara pelas 16H30 na baía de Luanda.
Era um magnífico aparelho bi-motor, de marca Sircosky S.43, com 750 cv em cada
motor, podendo desenvolver uma velocidade cruzeiro de 300 km/h e dotado do mais
completo e avançado sistema de navegação aérea. Tinha capacidade para 8
passageiros. A tripulação era composta pelo Comandante Carrié, 1.º piloto
Heuzé, 2.º piloto Lebarbarie, radiotelegrafista Manuel e mecânico Mistrot.
Hidroavião Sircosky
S.43
A Aeromaritime (Compagnie des Chargeurs Reunis
Aeromaritime) foi fundada em 1935 para operar na África Ocidental, com ligações
às linhas aéreas da Air Afrique e da Sabena, assim como com a Air France a
partir de Dakar. A primeira linha foi aberta em 8 de Julho de 1935 e ligava
Niamey a Cotonou, alargando-se essa ligação até Dakar a partir de 1 de Março de
1937. A 17 de Maio de 1937 passou a escalar Ponta Negra na África Equatorial
Francesa.
Mapa com as ligações da
Aeromaritime e suas conexões com a Air France, Air Afrique e Sabena em 1939.
A vinda deste anfíbio a Luanda tinha
como finalidade testar as condições que oferecia a baía de Luanda, de forma a
garantir no futuro a extensão da linha aérea Dakar – Ponta Negra até Luanda.
Segundo a tripulação outros voos já estariam programados devendo os hidroaviões
amarar em Luanda às quintas-feiras e regressarem às sextas. Este horário
representava uma grande vantagem para a população luandense, pois chegando o
correio da Europa às quintas, era possível responder no mesmo avião que saia no
dia imediato.
Timetable da ligação
aérea entre Dakar e Ponta Negra pela Aeromaritime
Na sua escala em Ponta Negra foi
recolhido e transportado para Luanda o correio da Europa que ali se encontrava
e que só no dia seguinte poderia ser transportado pelos aviões do Aero Clube de
Angola.
Não se conseguiu apurar se foi fechada mala de
correio para a Europa no regresso do hidroavião. Porém na quinta-feira imediata
dia 13 de Julho voltou o hidro a Luanda, saindo no dia 14 para Dakar. Foram
fechadas malas no dia 13 pelas 23H30 para a correspondência registada e pelas
24H00 para a caixa geral.
Notícia publicada no
jornal “A Província de Angola” de 12.07.39 (4.ª feira)
Com regularidade o hidroavião da Aéromatime passou
a escalar Luanda todas as quintas-feiras, regressando a Dakar no dia imediato.
Porém com o advento da deflagração da Segunda Guerra Mundial em 1 de Setembro
de 1939, a Aeromaritime deixou de voar para Luanda, pelo que esta carreira
aérea ficou-se por pouco mais do que meia dúzia de voos realizados, que a
seguir enumeramos em tabela, com as respectivas datas de chegada e partida de
Luanda.
Voos
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Chegada
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Partida
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1.º Voo
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06.07.1939
|
07.07.1939
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2.º Voo
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13.07.1939
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14.07.1939
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3.º Voo
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20.07.1939
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21.07.1939
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4.º Voo
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27.07.1939
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28.07.1939
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5.º Voo
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03.08.1939
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04.08.1939
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6.º Voo
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10.08.1939
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11.08.1939
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7.º Voo
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17.08.1939
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18.08.1939
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8.º Voo
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24.08.1939
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25.08.1939
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9.º Voo
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31.08.1939
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01.09.1939
|
Como podemos verificar pela tabela,
a Aeromaritime apenas realizou 9 voos de Dakar a Luanda, pelo que são raros os
espécimes filatélicos circulados por esta via. Na minha colecção apenas possuo
três exemplares circulados pelos anfíbios da companhia francesa. Esta ligação
extraordinária passou tão despercebida que Edward Proud na sua obra
“Intercontinental Airmails * Volume Three * Africa”, lamentavelmente não a
refere, nem cita.
De acordo com a comunicação de 31 de
Maio de 1939, emitida pela Repartição Central dos Correios e Telégrafos, a
permuta de correspondências para Portugal e Europa a partir de 1 de Junho
pagariam a sobretaxa aérea de 4,00 angolares por cada 5 gramas ou fracção, para
além do porte de correio ordinário de respectivamente 0,80Ag ou 1,75Ag. Durante
o período em que se realizaram os voos da Aeromaritime eram estes os portes em
vigor e portanto aplicados às correspondências expedidas através deles.
Fig 1 - Carta
remetida de Malanje (24.07.1939) para Winterthur / Suíça, com trânsito por
Luanda (26.07.1939). Franquiada com 9,80 Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo
primeiro porte do correio ordinário (peso até 20g) para países estrangeiros +
8,00 Ags pelo segundo porte da sobretaxa aérea (6 a 10g de peso) + 0,05 excesso
de porte). Remetida pelo 4.º voo da Aeromaritime.
Fig 2 - Carta
remetida de Luanda (03.08.1939) para Hamburgo / Alemanha. Franquiada com 9,75
Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo primeiro porte do correio ordinário (peso
até 20g) para países estrangeiros + 8,00 Ags pelo segundo porte da sobretaxa
aérea (6 a 10g de peso). Remetida pelo 5.º voo da Aeromaritime.
Fig 1 - Carta
remetida de Luanda (23.08.1939) para Bremen / Alemanha. Franquiada com 17,75
Ags correspondentes a: 1,75Ags pelo primeiro porte do correio ordinário (peso
até 20g) para países estrangeiros + 16,00 Ags pelo quarto porte da sobretaxa
aérea (16 a 20g de peso). Remetida pelo 8.º voo da Aeromaritime.
Bibliografia
·
Eu, o Aero Clube e a Divisão dos
Transportes Aéreos, 1946, A. Fonseca e Castro
·
Jornal “A Província de Angola”
·
Boletim Oficial de Angola
·
Intercontinental Airmails * Volume
Three * África, 2010, Edward B. Proud
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