Douglas DC4 - 1009 |
Como já afirmamos não é muito vulgar o correio
aéreo acidentado de Angola, conhecendo-se apenas meia dúzia de voos com
sinistros que tenham transportado malas de correio de ou para Angola. Um desses
voos foi efectuado pela Sabena em 13 de Maio de 1948, com partida do aeroporto
de Leopoldville, destino a Bruxelas e com uma das escalas técnicas em Libenge
(ex- Congo Belga). Como previsto o avião descolou de Leopoldville com 32
pessoas a bordo e três horas depois despenhou-se numa floresta em Magazini a
poucos quilómetros de Libenge, ainda em pleno ex-Congo Belga. O avião entrou
numa zona de grande turbulência atmosférica a uma altitude de 700 metros, foi
perdendo essa altitude e acabou por se despenhar na floresta, tendo-se
incendiado. Do acidente apenas sobreviveu um dos passageiros.
Cockpit do avião |
Causa
provável do acidente: O piloto levou a aeronave para o centro de um pequeno
tornado a baixa altitude e foi provavelmente projectado para o solo por uma
rajada de vento mais forte.
Ficha
técnica
Data: 13 de Maio de 1948
Hora: 11H00
Local do acidente: Magazini – Libenge
(ex-Congo Belga)
Avião: Douglas DC4 -1009, construído
pela Douglas Aircraft Company
Companhia de bandeira: SABENA
Matrícula: OO-CBE
Carreira: Leopoldville – Libenge -
Bruxelas
Tripulação: 3 pilotos e 4 assistentes
de bordo – todos mortos
Passageiros: 25 tendo apenas
sobrevivido 1
Motores: 4 x Pratt
& Whitney R-2000 com 1.450hp cada
Velocidade máxima: 450 kms/h
Velocidade cruzeiro: 365 kms/h
Capacidade máxima: 44 passageiros
Comprimento: 28,60m
Envergadura: 35,81m
Alcance: 4.021 milhas
O Douglas DC-4 foi desenvolvido pela Douglas
Aircraft Company a pedido da americana United Airlines, que tinha necessidade
de adquirir para a sua frota um tipo de avião quadrimotor de longo curso. Inicialmente,
este avião, era quase 50% maior que o seu antecessor o mítico DC-3, porém
razões de ordem económica determinaram que o formato final fosse mais reduzido
que o protótipo, cujo primeiro voo experimental se realizou em 1939. Na
totalidade foram construídos 1.240 unidades deste modelo.
Mapa com localização do local de partida e o local do acidente aéreo |
Do acidente foi recuperada uma grande parte da
correspondência, alguma com grandes danos provocados pelo fogo. A
correspondência foi transportada para Libenge, onde foi feita uma triagem para
fazê-la seguir aos seus destinos, tendo-se-lhe aplicado uma marca que assinala o
seu sinistro, contendo a seguinte legenda em três linhas: “Accident Avion Sabena / Avons laisser pour suivre / vers leurs
destinations”.
Figura 1 - Frente |
Figura 1 - Verso |
O sobrescrito da Fig.1 fez parte do correio
sinistrado. Foi remetido registada de Camacupa por via ferroviária para Silva
Porto, de onde foi transportada para Luanda (11.05.1948) nos aviões da DTA. A
mesma companhia aérea transportou-a para Leopoldville no dia 12 de Maio,
seguindo-se o acidente em Libenge. O sobrescrito está parcialmente destruído
pelo fogo.
No seu interior encontramos uma carta datada de
27.04.1948 em que um filatelista radicado em Nova Sintra, propõe a um
filatelista holandês a troca de selos de Angola, por selos de outras
proveniências mundiais, facultando-lhe uma extensa lista de selos em que está
interessado.
Bibliografia
·
Recovered
mail (1937-1988), 1996, Henri L. Nierinck
·
Histoire
du Service Postal au Congo Belge (1886-1960) – Tome I, 2002, Roger Gallant
Boa
ResponderEliminarAmigo Presidente
Esta carta me parece que é das que tem no carimbo da marca do acidente o "n" de avion está deslocado para cima.
Parabéns.Vou ver se consigo passar pelo clube
um dia destes(quinta -feira)
Cumprimentos a todos
FERNANDO OLIVEIRA