domingo, 2 de setembro de 2012

Angola - Correio acidentado * Sinistro da Sabena (2)


Douglas DC4 - 1009
            Como já afirmamos não é muito vulgar o correio aéreo acidentado de Angola, conhecendo-se apenas meia dúzia de voos com sinistros que tenham transportado malas de correio de ou para Angola. Um desses voos foi efectuado pela Sabena em 13 de Maio de 1948, com partida do aeroporto de Leopoldville, destino a Bruxelas e com uma das escalas técnicas em Libenge (ex- Congo Belga). Como previsto o avião descolou de Leopoldville com 32 pessoas a bordo e três horas depois despenhou-se numa floresta em Magazini a poucos quilómetros de Libenge, ainda em pleno ex-Congo Belga. O avião entrou numa zona de grande turbulência atmosférica a uma altitude de 700 metros, foi perdendo essa altitude e acabou por se despenhar na floresta, tendo-se incendiado. Do acidente apenas sobreviveu um dos passageiros.
Cockpit do avião
Causa provável do acidente: O piloto levou a aeronave para o centro de um pequeno tornado a baixa altitude e foi provavelmente projectado para o solo por uma rajada de vento mais forte.
 
Ficha técnica
Data: 13 de Maio de 1948
Hora: 11H00
Local do acidente: Magazini – Libenge (ex-Congo Belga)
Avião: Douglas DC4 -1009, construído pela Douglas Aircraft Company
Companhia de bandeira: SABENA
Matrícula: OO-CBE
Carreira: Leopoldville – Libenge - Bruxelas
Piloto: G. Greindl
Tripulação: 3 pilotos e 4 assistentes de bordo – todos mortos
Passageiros: 25 tendo apenas sobrevivido 1
Motores: 4 x Pratt & Whitney R-2000 com 1.450hp cada
Velocidade máxima: 450 kms/h
Velocidade cruzeiro: 365 kms/h
Capacidade máxima: 44 passageiros
Comprimento: 28,60m
Envergadura: 35,81m
Alcance: 4.021 milhas
 
O Douglas DC-4 foi desenvolvido pela Douglas Aircraft Company a pedido da americana United Airlines, que tinha necessidade de adquirir para a sua frota um tipo de avião quadrimotor de longo curso. Inicialmente, este avião, era quase 50% maior que o seu antecessor o mítico DC-3, porém razões de ordem económica determinaram que o formato final fosse mais reduzido que o protótipo, cujo primeiro voo experimental se realizou em 1939. Na totalidade foram construídos 1.240 unidades deste modelo.
Mapa com localização do local de partida e o local do acidente aéreo
Do acidente foi recuperada uma grande parte da correspondência, alguma com grandes danos provocados pelo fogo. A correspondência foi transportada para Libenge, onde foi feita uma triagem para fazê-la seguir aos seus destinos, tendo-se-lhe aplicado uma marca que assinala o seu sinistro, contendo a seguinte legenda em três linhas: “Accident Avion Sabena / Avons laisser pour suivre / vers leurs destinations”.
Figura 1 - Frente

Figura 1 - Verso
O sobrescrito da Fig.1 fez parte do correio sinistrado. Foi remetido registada de Camacupa por via ferroviária para Silva Porto, de onde foi transportada para Luanda (11.05.1948) nos aviões da DTA. A mesma companhia aérea transportou-a para Leopoldville no dia 12 de Maio, seguindo-se o acidente em Libenge. O sobrescrito está parcialmente destruído pelo fogo.
No seu interior encontramos uma carta datada de 27.04.1948 em que um filatelista radicado em Nova Sintra, propõe a um filatelista holandês a troca de selos de Angola, por selos de outras proveniências mundiais, facultando-lhe uma extensa lista de selos em que está interessado.

Bibliografia
·         Recovered mail (1937-1988), 1996, Henri L. Nierinck
·         Histoire du Service Postal au Congo Belge (1886-1960) – Tome I, 2002, Roger Gallant
 

1 comentário:

  1. Boa
    Amigo Presidente
    Esta carta me parece que é das que tem no carimbo da marca do acidente o "n" de avion está deslocado para cima.
    Parabéns.Vou ver se consigo passar pelo clube
    um dia destes(quinta -feira)
    Cumprimentos a todos
    FERNANDO OLIVEIRA

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