Andulo nos anos 60 |
Do estudo que vimos fazendo sobre os
carimbos numéricos volantes cabe agora a vez de escrevermos sobre o historial
do carimbo e sinete de lacre com o número 28. Este carimbo faz parte da segunda
remessa que se mandou fazer e que era composta por dez carimbos numerados de 21
a 30.
Estes dez carimbos pertencem ao tipo
2 cujas características principais são: círculo concêntrico exterior com 26mm
de diâmetro e a legenda do arco inferior “CORREIOS” em vez da legenda do tipo 1
“CORREIO”.
Desenho do carimbo
O carimbo e sinete de lacre foram
atribuídos à estação postal de 3.ª classe do Andulo, pela ordem de serviço n.º
76 da Repartição Superior dos Correios de Angola, datada de 10 de Março de
1916, que abaixo se reproduz destacada do Boletim dos CTT de Angola n.º 3 de
1916.
Ordem de Serviço n.º
76 da RSCA de 10.03.1916
A estação postal do Andulo foi
criada pela Portaria Provincial n.º 9 de 16 de Janeiro de 1916 com a categoria
de 3.ª classe, executando os serviços de recepção e expedição de
correspondências ordinárias, assim como a venda de selos postais e outras
fórmulas de franquia. Ficou responsável pela sua gestão o Chefe de Posto.
Normalmente as chefias das estações postais de 3.ª classe eram entregues a
pessoal estranho aos serviços dos correios, como sejam chefes de posto civil,
comandantes de postos militares, comerciantes e chefes de estações
ferroviárias.
Portaria n.º 9
Em língua gentílica, Andulo
designava-se Indulo ou abreviadamente Dulo, que significava fel (amargura). O
soba Chicolongongo tinha um filho que foi mordido por uma cobra e acabou por
falecer. O dorido pai decidiu mudar o nome da embala (povoação) para Andulo
(fel-amargura).
Mapa de localização
Em 1916 quando foi criada a estação postal Andulo era
um simples posto civil do Bié. Em 21 de Janeiro de 1920 pela Portaria
Provincial n.º 46 foi criada a Circunscrição Civil do Andulo, cuja sede primitiva
estava em Caundi, tendo passado para o Posto Civil do Andulo, também designado
pelos nativos, por Posto de Dondelo. Em 1934 passou a constituir um concelho de
3.ª classe.
Administração do Concelho onde durante vários anos esteve instalada a estação postal
A localidade do Andulo teve um
desenvolvimento rápido e em 1959 mercê do grande volume de correspondência
postal circulada e por ser servida pelo telégrafo passou a ter uma estação
telégrafo-postal de 1.ª classe servida por pessoal afecto aos serviços dos
correios.
Fig. 1 - Sobrescrito
circulado do Andulo (07.07.34) para Vila Nova de Fozcôa (28.07.34) com trânsito
por Silva Porto (08.07.34). Franquiada com 0,80Ag pelo primeiro porte para
Portugal (cartas até 20g) + selo do imposto postal “Assistência” de 0,50Ag
devido durante o mês de Julho.
Andulo ficava a uma altitude de
1.790 metros em pleno planalto central e usufruía de um clima subtropical
óptimo, com temperaturas médias anuais de 20.º chegando a gelar as águas fora
de casa nos meses mais frios de Maio a Julho, o que facilitava a fixação de
europeus.
Fig. 2 - Sobrescrito
circulado do Andulo (18.01.45) para Boston. Franquiado com 1,75Ags
correspondente ao primeiro porte para cartas com destino aos países
estrangeiros (peso até 20g)
Economicamente era muito forte
existindo em 1959 65 casas comerciais na área do posto, para além de diversas
unidades agrícolas que se dedicavam à cultura do café, sisal, tabaco, batata,
trigo e milho. A pecuária também apresentava um bom desenvolvimento. Porém a
fruticultura tinha uma grande implantação, exportando frutas para Luanda,
principalmente morangos, maçã, laranja, goiaba e nêsperas.
Fig. 3 -
Bilhete-Carta para o serviço aéreo de 4,50Ags circulado de Chilesso / Andulo
(21.04.51) para Sunderland / USA, com trânsito pelo Lobito (24.04.51) e Luanda
(28.04.51). Carimbo numérico utilizado como recurso, pois a estação do Andulo
já tinha marca de dia própria com topónimo.
Tinha um clube desportivo e
recreativo, o Sport Andulo e Benfica. Á Vila do Andulo chegou a ser dado o nome
de Vila Macedo de Cavaleiros, mas voltou a chamar-se Andulo por imposição legal.
O carimbo numérico volante atribuído
à estação postal do Andulo foi o que mais tempo esteve ao serviço de uma
estação postal. Atribuído à mesma em 1916 encontram-se registo da sua
utilização em 1951 conforme se pode constatar pelo figura n.º 3 .
Fig. 4 -
Bilhete-Carta para o serviço aéreo circulado do Andulo (19.06.57) para os EUA.
Sobretaxado de 1$00 sobre 2$50. Um selo adicional de 3,00Ags perdido.
É provavelmente o carimbo mais comum de entre os
carimbos numéricos. Pelos nossos registos a Vila do Andulo só teve marca de dia
com topónimo na reforma de 1947 (Fig. 4)
Bibliografia
· Índice Histórico-Corográfico de Angola, 1972, Mário Milheiros,
IICA
· Boletim Oficial de Angola
· Boletim dos CTT de Angola, 1917
· Dicionário Corográfico-Conercial – Antonito, 1959 4.ª edição
Obrigado Elder por mais um pedaço de bela história postal que nos trazes!
ResponderEliminarUma pequena nota ao que julgo ser uma gralha na descrição da figura 4. Onde diz "Um selo adicional de 3,00Ags perdido." devia dizer "Um selo adicional de 1$50 perdido." uma vez que os sobretaxados vieram precisamente introduzir a alteração das tarifas nos aerogramas passando o porte mais alto de 4$50 para 2$50.
Ah, e tens a minha saudável inveja no aerograma da figura 3! É difícil, mas com um carimbo 28, ainda mais!! :-)
Obrigado Jorge pelo teu comentário. Efectivamente houve um lapso meu na descrição da Figura 4. O selo perdido é de 1,50 Ags e não de 3,00 Ags, pois não tive em conta a alteração dos portes. Obrigado pela correcção.
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