domingo, 16 de setembro de 2012

Carimbos numéricos volantes (28) * Andulo


Andulo nos anos 60
            Do estudo que vimos fazendo sobre os carimbos numéricos volantes cabe agora a vez de escrevermos sobre o historial do carimbo e sinete de lacre com o número 28. Este carimbo faz parte da segunda remessa que se mandou fazer e que era composta por dez carimbos numerados de 21 a 30.
            Estes dez carimbos pertencem ao tipo 2 cujas características principais são: círculo concêntrico exterior com 26mm de diâmetro e a legenda do arco inferior “CORREIOS” em vez da legenda do tipo 1 “CORREIO”.
Desenho do carimbo
 
            O carimbo e sinete de lacre foram atribuídos à estação postal de 3.ª classe do Andulo, pela ordem de serviço n.º 76 da Repartição Superior dos Correios de Angola, datada de 10 de Março de 1916, que abaixo se reproduz destacada do Boletim dos CTT de Angola n.º 3 de 1916.
Ordem de Serviço n.º 76 da RSCA de 10.03.1916
 
            A estação postal do Andulo foi criada pela Portaria Provincial n.º 9 de 16 de Janeiro de 1916 com a categoria de 3.ª classe, executando os serviços de recepção e expedição de correspondências ordinárias, assim como a venda de selos postais e outras fórmulas de franquia. Ficou responsável pela sua gestão o Chefe de Posto. Normalmente as chefias das estações postais de 3.ª classe eram entregues a pessoal estranho aos serviços dos correios, como sejam chefes de posto civil, comandantes de postos militares, comerciantes e chefes de estações ferroviárias.
Portaria n.º 9
 
            Em língua gentílica, Andulo designava-se Indulo ou abreviadamente Dulo, que significava fel (amargura). O soba Chicolongongo tinha um filho que foi mordido por uma cobra e acabou por falecer. O dorido pai decidiu mudar o nome da embala (povoação) para Andulo (fel-amargura).
Mapa de localização
 
Em 1916 quando foi criada a estação postal Andulo era um simples posto civil do Bié. Em 21 de Janeiro de 1920 pela Portaria Provincial n.º 46 foi criada a Circunscrição Civil do Andulo, cuja sede primitiva estava em Caundi, tendo passado para o Posto Civil do Andulo, também designado pelos nativos, por Posto de Dondelo. Em 1934 passou a constituir um concelho de 3.ª classe.
Administração do Concelho onde durante vários anos esteve instalada a estação postal
 
            A localidade do Andulo teve um desenvolvimento rápido e em 1959 mercê do grande volume de correspondência postal circulada e por ser servida pelo telégrafo passou a ter uma estação telégrafo-postal de 1.ª classe servida por pessoal afecto aos serviços dos correios.
Fig. 1 - Sobrescrito circulado do Andulo (07.07.34) para Vila Nova de Fozcôa (28.07.34) com trânsito por Silva Porto (08.07.34). Franquiada com 0,80Ag pelo primeiro porte para Portugal (cartas até 20g) + selo do imposto postal “Assistência” de 0,50Ag devido durante o mês de Julho.
 
            Andulo ficava a uma altitude de 1.790 metros em pleno planalto central e usufruía de um clima subtropical óptimo, com temperaturas médias anuais de 20.º chegando a gelar as águas fora de casa nos meses mais frios de Maio a Julho, o que facilitava a fixação de europeus.
Fig. 2 - Sobrescrito circulado do Andulo (18.01.45) para Boston. Franquiado com 1,75Ags correspondente ao primeiro porte para cartas com destino aos países estrangeiros (peso até 20g)
 
            Economicamente era muito forte existindo em 1959 65 casas comerciais na área do posto, para além de diversas unidades agrícolas que se dedicavam à cultura do café, sisal, tabaco, batata, trigo e milho. A pecuária também apresentava um bom desenvolvimento. Porém a fruticultura tinha uma grande implantação, exportando frutas para Luanda, principalmente morangos, maçã, laranja, goiaba e nêsperas.
Fig. 3 - Bilhete-Carta para o serviço aéreo de 4,50Ags circulado de Chilesso / Andulo (21.04.51) para Sunderland / USA, com trânsito pelo Lobito (24.04.51) e Luanda (28.04.51). Carimbo numérico utilizado como recurso, pois a estação do Andulo já tinha marca de dia própria com topónimo.
 
            Tinha um clube desportivo e recreativo, o Sport Andulo e Benfica. Á Vila do Andulo chegou a ser dado o nome de Vila Macedo de Cavaleiros, mas voltou a chamar-se Andulo por imposição legal.
            O carimbo numérico volante atribuído à estação postal do Andulo foi o que mais tempo esteve ao serviço de uma estação postal. Atribuído à mesma em 1916 encontram-se registo da sua utilização em 1951 conforme se pode constatar pelo figura n.º 3 .
Fig. 4 - Bilhete-Carta para o serviço aéreo circulado do Andulo (19.06.57) para os EUA. Sobretaxado de 1$00 sobre 2$50. Um selo adicional de 3,00Ags perdido.
 
É provavelmente o carimbo mais comum de entre os carimbos numéricos. Pelos nossos registos a Vila do Andulo só teve marca de dia com topónimo na reforma de 1947 (Fig. 4)


Bibliografia
· Índice Histórico-Corográfico de Angola, 1972, Mário Milheiros, IICA
· Boletim Oficial de Angola
· Boletim dos CTT de Angola, 1917
· Dicionário Corográfico-Conercial – Antonito, 1959 4.ª edição
 
 

2 comentários:

  1. Obrigado Elder por mais um pedaço de bela história postal que nos trazes!

    Uma pequena nota ao que julgo ser uma gralha na descrição da figura 4. Onde diz "Um selo adicional de 3,00Ags perdido." devia dizer "Um selo adicional de 1$50 perdido." uma vez que os sobretaxados vieram precisamente introduzir a alteração das tarifas nos aerogramas passando o porte mais alto de 4$50 para 2$50.

    Ah, e tens a minha saudável inveja no aerograma da figura 3! É difícil, mas com um carimbo 28, ainda mais!! :-)

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    1. Obrigado Jorge pelo teu comentário. Efectivamente houve um lapso meu na descrição da Figura 4. O selo perdido é de 1,50 Ags e não de 3,00 Ags, pois não tive em conta a alteração dos portes. Obrigado pela correcção.

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