quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Carimbos numéricos volantes (10) * Vila Arriaga



Vila Arriaga - Chegada do comboio
           
          
            Voltamos ao historial dos carimbos numéricos volantes que começaram a ser distribuídos, em 5 de Agosto de 1913, pelas estações postais que não tinham marcas de dia próprias. Eram carimbos com um cunho eminentemente provisório mas que na realidade se perpetuaram por longos anos nas estações a que foram atribuídos. É este o caso do carimbo e sinete de lacre n.º 10. Este carimbo é da tipologia 1, constituído por dois círculos concêntricos, com 26 mm no círculo maior e com a legenda inferior “CORREIO”.
Fig. 1 – Desenho do carimbo volante n.º 10
 
O carimbo foi atribuído à estação postal de Vila Arriaga pela Ordem de Serviço n.º 351 da Repartição Superior dos Correios de Angola, datada de 24 de Outubro de 1913, e que abaixo se reproduz, destacada do Boletim dos CTT de Angola.
Fig. 2 – Ordem de Serviço n.º 351 da RSCA de 24.10.1913
 
            A estação postal de Vila Arriaga foi criada pela Portaria Provincial 294-A de 14 de Março de 1912. A sua abertura não foi feita de forma habitual. Quando se iniciou a construção do Caminho-de-Ferro de Moçamedes foi criada uma estação postal itinerante que acompanhava a testa da linha ferroviária em construção.
Fig. 3 – Portaria Provincial n.º 294-A
 
Inicialmente a linha do Caminho-de-Ferro de Moçamedes estava programada para ser construída até à localidade da Humbia, cerca de 18 kms depois de Vila Arriaga, também conhecida por Bibala. A partir da Humbia a construção da linha ferroviária era de enorme complexidade, pois a transposição da serra da Chela em direcção ao Lubango era um obstáculo de respeito.
            Porém a deflagração da Primeira Grande Guerra vai determinar que a construção da linha se prolongue, pois havia necessidade de fazer deslocar tropas para o interior, afim de defender a região além Cunene.
Fig. 4 – Estação ferroviária de Vila Arriaga, primeira localização da estação postal
 
Assim, quando a construção da linha avançou e chegou à Vila Arriaga a estação itinerante que estava entretanto no Km 147 foi transferida para Vila Arriaga e aí ficou definitivamente, pois esta vila foi criada para ser a estação terminus da linha, sendo encarregado da sua exploração o chefe da estação ferroviária.
A estação postal vai manter-se situada na estação ferroviária e a cargo do seu chefe durante quase oito anos, até quando, pela Portaria n.º 50 de 22.01.1920, é transferida para a Administração da Circunscrição Civil da Bibala cuja sede era Vila Arriaga. Ou seja a estação postal apenas se deslocou fisicamente da estação ferroviária para a Administração da Circunscrição dentro da mesma localidade.
Fig. 5 – Portaria n.º 50
 
            Conforme anteriormente afirmamos, Vila Arriaga foi criada pela Portaria n.º 124, publicada no Boletim Oficial n.º 5 de 1912 para ser a Estação Terminus do Caminho-de-Ferro de Moçamedes. Começou por ser sede da Circunscrição de Capangombe mas mais tarde passou a ser a sede da recém criada Circunscrição Civil da Bibala, composta pelos postos de Lola, Camecuio, Bentiaba e Alto Bentiaba.
Fig. 6 – Mapa com localização de Vila Arriaga
 
            Vila Arriaga está situada ao Km 169 da linha do Caminho-de-Ferro de Moçamedes e dista cerca de 50kms de Sá da Bandeira, abrigada pelos contrafortes da Serra da Chela, com um clima bom para fixação de europeus e com largos e imponentes panoramas da serra.
Fig. 7 – Vista parcial de Vila Arriaga
 
            Em 1959 existiam em todo o concelho 21 casas comerciais, sendo 10 na Vila. Uma das grandes riquezas da região era a pecuária com destaque para a criação de bovinos e caprinos. Ficava situada no concelho a Reserva Pastoril da Bibala, com cerca de 800.000 hectares destinada a europeus e equiparados. Tinha moagens de cereais e fábricas de corte de madeiras.
Fig. 7 – Centro da Vila notando-se do lado esquerdo o seu Coreto.
 
            Havia o Clube Recreativo e Desportivo da Bibala que desenvolvia uma actividade desportiva muito intensa e interessante, destacando-se o basquetebol feminino. A Vila também era conhecida pelas famosas festas em homenagem aos santos populares, com bailes e actividades desportivas, muito frequentados pelas populações das vizinhas cidades de Moçamedes e Sá da Bandeira.
Fig. 8 – Postal ilustrado circulado de Vila Arriaga (30.01.1930) para o Cairo com trânsito por Moçamedes (31.01.1930). Foi erradamente franquiado com 1$60 (primeiro porte para cartas remetidas para o estrangeiro) em vez de 96c correspondente ao porte de bilhetes postais para o mesmo destino.
 
            Voltando ao assunto principal deste artigo, o carimbo volante numérico esteve em uso na estação postal durante muitos anos. São conhecidos muitos postais ilustrados obliterados com esta marca, porém a grande maioria são obliterações filatélicas, não passando de meros “souvenirs”. Os exemplares correctamente circulados são muito mais raros.
Fig. 9 – Postal ilustrado circulado de Vila Arriaga (27.05.21) para Palermo (29.05.21) com trânsito por Moçamedes (28.05.21). Pagou de franquia 50c correspondente a: 36c porte de bilhetes-postais para o estrangeiro + 14c de excesso de porte.
 
            Só em 1939, com a reforma das marcas-de-dia em Angola, foi atribuída uma marca de dia definitiva já com o topónimo de VILA ARRIGA. O carimbo numérico esteve em uso na estação durante 26 anos ininterruptos.

 
Bibliografia
·         Índice Histórico-Corográfico de Angola, 1972, Mário Milheiros, IICA
·         Boletim Oficial de Angola
·         Boletim dos CTT de Angola, 1917
·         Dicionário Corográfico-Conercial – Antonito, 1959 4.ª edição
 

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