Vila Arriaga - Chegada do comboio |
Voltamos ao historial dos carimbos
numéricos volantes que começaram a ser distribuídos, em 5 de Agosto de 1913,
pelas estações postais que não tinham marcas de dia próprias. Eram carimbos com
um cunho eminentemente provisório mas que na realidade se perpetuaram por
longos anos nas estações a que foram atribuídos. É este o caso do carimbo e
sinete de lacre n.º 10. Este carimbo é da tipologia 1, constituído por dois
círculos concêntricos, com 26 mm no círculo maior e com a legenda inferior
“CORREIO”.
Fig. 1 – Desenho do
carimbo volante n.º 10
O carimbo foi atribuído à estação postal de Vila
Arriaga pela Ordem de Serviço n.º 351 da Repartição Superior dos Correios de
Angola, datada de 24 de Outubro de 1913, e que abaixo se reproduz, destacada do
Boletim dos CTT de Angola.
Fig. 2 – Ordem de
Serviço n.º 351 da RSCA de 24.10.1913
A estação postal de Vila Arriaga foi criada pela
Portaria Provincial 294-A de 14 de Março de 1912. A sua abertura não foi feita
de forma habitual. Quando se iniciou a construção do Caminho-de-Ferro de
Moçamedes foi criada uma estação postal itinerante que acompanhava a testa da
linha ferroviária em construção.
Fig. 3 – Portaria
Provincial n.º 294-A
Inicialmente a linha do Caminho-de-Ferro de
Moçamedes estava programada para ser construída até à localidade da Humbia,
cerca de 18 kms depois de Vila Arriaga, também conhecida por Bibala. A partir
da Humbia a construção da linha ferroviária era de enorme complexidade, pois a
transposição da serra da Chela em direcção ao Lubango era um obstáculo de
respeito.
Porém a deflagração da Primeira
Grande Guerra vai determinar que a construção da linha se prolongue, pois havia
necessidade de fazer deslocar tropas para o interior, afim de defender a região
além Cunene.
Fig. 4 – Estação
ferroviária de Vila Arriaga, primeira localização da estação postal
Assim, quando a construção da linha avançou e
chegou à Vila Arriaga a estação itinerante que estava entretanto no Km 147 foi
transferida para Vila Arriaga e aí ficou definitivamente, pois esta vila foi
criada para ser a estação terminus da linha, sendo encarregado da sua
exploração o chefe da estação ferroviária.
A estação postal vai manter-se situada na estação
ferroviária e a cargo do seu chefe durante quase oito anos, até quando, pela
Portaria n.º 50 de 22.01.1920, é transferida para a Administração da
Circunscrição Civil da Bibala cuja sede era Vila Arriaga. Ou seja a estação
postal apenas se deslocou fisicamente da estação ferroviária para a Administração
da Circunscrição dentro da mesma localidade.
Fig. 5 – Portaria n.º
50
Conforme anteriormente afirmamos, Vila
Arriaga foi criada pela Portaria n.º 124, publicada no Boletim Oficial n.º 5 de
1912 para ser a Estação Terminus do Caminho-de-Ferro de Moçamedes. Começou por
ser sede da Circunscrição de Capangombe mas mais tarde passou a ser a sede da
recém criada Circunscrição Civil da Bibala, composta pelos postos de Lola,
Camecuio, Bentiaba e Alto Bentiaba.
Fig. 6 – Mapa com
localização de Vila Arriaga
Vila Arriaga está situada ao Km 169 da linha do
Caminho-de-Ferro de Moçamedes e dista cerca de 50kms de Sá da Bandeira,
abrigada pelos contrafortes da Serra da Chela, com um clima bom para fixação de
europeus e com largos e imponentes panoramas da serra.
Fig. 7 – Vista
parcial de Vila Arriaga
Em 1959 existiam em todo o concelho
21 casas comerciais, sendo 10 na Vila. Uma das grandes riquezas da região era a
pecuária com destaque para a criação de bovinos e caprinos. Ficava situada no
concelho a Reserva Pastoril da Bibala, com cerca de 800.000 hectares destinada
a europeus e equiparados. Tinha moagens de cereais e fábricas de corte de
madeiras.
Fig. 7 – Centro da
Vila notando-se do lado esquerdo o seu Coreto.
Havia o Clube Recreativo e Desportivo da Bibala que
desenvolvia uma actividade desportiva muito intensa e interessante,
destacando-se o basquetebol feminino. A Vila também era conhecida pelas famosas
festas em homenagem aos santos populares, com bailes e actividades desportivas,
muito frequentados pelas populações das vizinhas cidades de Moçamedes e Sá da
Bandeira.
Fig. 8 – Postal
ilustrado circulado de Vila Arriaga (30.01.1930) para o Cairo com trânsito por
Moçamedes (31.01.1930). Foi erradamente franquiado com 1$60 (primeiro porte
para cartas remetidas para o estrangeiro) em vez de 96c correspondente ao porte
de bilhetes postais para o mesmo destino.
Voltando ao assunto principal deste
artigo, o carimbo volante numérico esteve em uso na estação postal durante
muitos anos. São conhecidos muitos postais ilustrados obliterados com esta
marca, porém a grande maioria são obliterações filatélicas, não passando de
meros “souvenirs”. Os exemplares correctamente circulados são muito mais raros.
Fig. 9 – Postal
ilustrado circulado de Vila Arriaga (27.05.21) para Palermo (29.05.21) com
trânsito por Moçamedes (28.05.21). Pagou de franquia 50c correspondente a: 36c
porte de bilhetes-postais para o estrangeiro + 14c de excesso de porte.
Só em 1939, com a reforma das
marcas-de-dia em Angola, foi atribuída uma marca de dia definitiva já com o
topónimo de VILA ARRIGA. O carimbo numérico esteve em uso na estação durante 26
anos ininterruptos.
Bibliografia
·
Índice Histórico-Corográfico de
Angola, 1972, Mário Milheiros, IICA
·
Boletim Oficial de Angola
·
Boletim dos CTT de Angola, 1917
·
Dicionário Corográfico-Conercial –
Antonito, 1959 4.ª edição
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