Desde os primeiros meses de 1938,
quando começaram os primeiros voos experimentais do Aero Clube de Angola com
destino a Ponta Negra a título precário e a partir de 28 de Outubro de 1938 com
uma periodicidade semanal e com carácter oficial, Angola esteve praticamente
reduzida a esta única via de comunicação aérea com o exterior. Em apontamento
aqui editado a Aeromaritime ainda fez entre 4 de Julho de 31 de Agosto nove
voos experimentais de Dakar a Luanda com os seus anfíbios.
As populações da colónia ansiavam por novas vias de
comunicação aérea e a mais solicitada era a denominada Linha Imperial que
pretendia estabelecer uma ligação aérea entre Portugal e as colónias de Angola
e Moçambique. Porém esta ligação apenas se viria a concretizar em finais de
Dezembro de 1946.
Um dos logótipos da
South Adrican Airways
Outra das ligações aéreas muito
requisitada era a que ligaria Luanda a Leopoldville, permitindo aqui uma
conexão com as linhas da Sabena para a Europa, mas por razões políticas nunca
ouve vontade de a estabelecer, malgrado as muitas tentativas feitas pela
companhia aérea belga para trazerem os seus aviões até Luanda.
Junker 52 em pleno
voo na região de Cape Town
Porém, em meados de 1939 começou-se a delinear a
hipótese de os aviões da South African Airways (SAA) pudessem vir a escalar os
aeroportos de Angola. As relações políticas com Inglaterra, nosso velho aliado,
eram mais próximas pelo que não foi difícil o entendimento.
Dia 4 de Maio de 1939 um grande
“Junkers” da SAA aterra em Luanda pelas 10H30, tendo regressado no dia seguinte
com escalas no Lobito e Moçamedes. Tratou-se de uma viagem experimental para
aquilatar das condições dos aeroportos de angolanos, tendo como finalidade o
estabelecimento das carreiras entre a África do Sul e Angola. O avião com
capacidade para 10 passageiros, trouxe para além da tripulação, o sub-director
da SAA, Mr. G. S. Leventon e o correspondente aeronáutico dos principais
jornais sul-africanos.
Aeroporto de Windhoeck
O avião utilizou a pista do Aero Clube de Angola,
tendo a aterragem e descolagem decorrido nas melhores condições, porém o avião
teve que pernoitar em Luanda, regressando apenas no dia 5 de Maio, porque uma
forte bátega de água tornou impraticável a pista.
Primeiro emblema da
South African Airways
Segundo notícia publicada no jornal
“A Província de Angola” de 4 de Maio ter-se-á fechado mala de correio para o
Lobito, Moçamedes, África do Sul e Moçambique. Ainda não tivemos oportunidade
de encontrar uma carta circulada neste voo.
Notícia publicada
pelo Jornal “A Província de Angola”
Estavam lançados os dados para a criação da ligação
aérea. Essa ligação viria a concretizar-se apenas em Agosto do mesmo ano, e
escolheu-se o advento da visita do Presidente da República Óscar Carmona a
Angola para a sua inauguração.
Pista de aterragem do
Aero Clube de Angola e a sua frota de aviões
A data escolhida para o voo
inaugural foi o dia 22 de Agosto. No dia previsto pelas 15H30 aterrou no campo
do Aero Clube de Angola o Junkers “Major
Warden” trazendo como passageiros os ministros sul-africanos das Finanças e
dos Portos e Caminhos-de-Ferro, respectivamente Mr H. C. Havenge e A. P.
Faurie. O regresso do avião teve lugar no dia 25 de Agosto com as escalas
previstas realizar.
As ligações seriam semanais com
partida de Cape Town e chegada a Luanda e com escalas intermédias, entre outras,
em Windhoek. Moçamedes e Lobito de acordo com a seguinte horário:
Timetable da ligação
aérea Cape Town – Luanda
Para este voo foram preparadas
correspondências que assinalaram a efeméride. São muito comuns os sobrescritos circulados
no primeiro voo, sinalizando as suas diversas escalas.
As tarifas postais aplicáveis às
correspondências circuladas para a África do Sul são as seguintes:
1 – Pelo porte de correio ordinário
aplica-se a tabela constante do Aviso n.º 8 da Repartição Central dos Serviços
dos CTT de Angola, datada de 02.05.1936, em harmonia com o Acordo da União
Postal Africana, celebrado em Pretória em 30.10.1935. Por essa tabela o
primeiro porte seria de 0,80Ag (peso até 20g) e os portes imediatos de 0,50Ag
(por cada 20 gramas a mais).
Aviso n.º 8 dos CTT
com a tabela de portes ordinários para a África Austral
2 – Para além do porte de correio
ordinário as cartas estavam sujeitas à sobretaxa do correio aéreo de 1,00Ag por
cada 5g de peso.
Durante o período em que durou a
Segunda Guerra houve algumas interrupções do serviço, motivado principalmente
pela falta de sobresselentes para as aeronaves.
Sobrescrito circulado
no primeiro voo de Outjo (22.08.39) para Moçamedes (22.08.39)
Sobrescrito circulado
no primeiro voo de Luanda (23.08.39) para Somerset West (28.08.39).
Insuficientemente franquiado com 1,60Ags quando deveria ter pago 0,80 pelo
primeiro porte de correio ordinário e 1$00 pelo primeiro porte de sobretaxa
aérea
Sobrescrito circulado
no primeiro voo de Moçamedes (25.08.38 – erro de datador) para Cape Town
(26.08.39). Franquiado com 1,80Ags correspondente a: 0,80Ag pelo primeiro porte
do correio ordinário (peso até 20g) + 1$00 pelo primeiro porte da sobretaxa
aérea (peso até 1$00)
Sobrescrito circulado
de Moçamedes (21.08.39) para Winhoeck (25.08.39). Franquiado com 1,80Ags
correspondente a: 0,80Ag pelo primeiro porte do correio ordinário (peso até
20g) + 1$00 pelo primeiro porte da sobretaxa aérea (peso até 1$00)
Bibliografia
·
Jornal “A Província de Angola”
·
Jornal “Diário de Luanda”
·
Boletim Oficial de Angola
·
Intercontinental Airmails, Volume
Three, África, 2010, Edward Proud
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