quarta-feira, 11 de julho de 2012

Carimbos numéricos volantes (18) * Ganda / Mariano Machado


            Hoje vou referir-me à “estória” de mais um dos carimbos numéricos volantes mandados fazer em meados do ano de 1913 tendo como finalidade dotar estações postais com marcas de dia. A função destes carimbos era estarem ao serviço de uma estação durante um curto prazo de tempo, enquanto não eram dotadas de marcas próprias com o respectivo topónimo. Quer fosse porque a estação era recém-criada, quer porque numa estação postal já em funcionamento, e por avaria, esta se visse privada da sua marca de dia, os carimbos volantes deveriam ser utilizados em regime transitório. Porém na maior parte dos casos estes carimbos foram atribuídos às estações postais e por aí se mantiveram por muitos anos. É o caso do carimbo numérico volante n.º 18 que foi atribuído à estação postal de 2.ª classe na Ganda, de acordo com a Ordem de Serviço n.º 67 de 28 de Março de 1914 da Repartição Superior de Fazenda de Angola, que abaixo se reproduz.
            A Ganda nos seus primórdios era uma região pertencente ao presídio de Caconda. Porém a construção da linha ferroviária do Caminho de Ferro de Benguela trouxe-lhe alguma notoriedade. Os seus limites foram primitivamente definidos por Portaria 1162-E de 16 de Setembro de 1912. Pela Portaria de 2 de Setembro de 1913 passou a pertencer à Circunscrição da Catumbela, até que Portaria n.º 1042 de 5 de Novembro de 1915 é criada a Circunscrição Civil da Ganda com sede na Ganda e fica ai definitivamente instalada. Em 1934 a Circunscrição Civil foi transformada em concelho.
            O bom clima da região permitiu a fixação de uma vasta população. A generalidade do Concelho tinha um clima subtropical, quente de Setembro a Abril com muita chuva. Os restantes meses eram frios, não chegando a gelar a água e sem chuva. Em 1959 a Ganda tinha 32 casas comerciais, e 45 fábricas de desfibra de sisal que exportavam 20.000 toneladas /ano daquele produto. Produzia 290 toneladas de café arábica, para além de diversos produtos agrícolas.
            Estava ligada ao litoral por diversas estradas mas o principal meio de comunicação era o ferroviário. Tinha uma estação ao km 254 da linha do Caminho-de-Ferro de Benguela.
 
            Em homenagem ao grande impulsionador do Caminho de Ferro de Benguela, o seu topónimo foi alterado para Vila Mariano Machado em 1939. Pela Portaria n.º 16.243 de 24.06.1969 foi elevada à categoria de cidade.
            Os serviços postais foram instalados em 18 de Março de 1914. Pela Portaria Provincial n.º 338 é criada uma estação postal de 2.ª classe.
            Uma semana depois de ter sido criada é-lhe atribuído o carimbo volante n.º 18 conforme anteriormente referimos. Este carimbo vai ser utilizado durante pelo menos 24 anos, tempo que medeia entre a sua criação e a atribuição de um novo carimbo da tipologia de 1938.
            Na figura abaixo podemos ver um postal ilustrado circulado no segundo ano de vida da estação postal. Remetido da Ganda (21.01.16) para Lisboa (25.02.16) com trânsito pela Ambulância II (descendente) do Caminho de Ferro de Benguela (22.01.16). Foi franquiado com selo tipo Ceres de 1C verde, papel porcelana, denteado 15x14. Porte para bilhetes postais simples de acordo com a tabela constante de Aviso de 26.10.1907 da Repartição Superior dos Correios de Angola, publicado no BO n.º 45 de 09.11.1907.
            O mesmo carimbo ainda estava em uso em 1935 de acordo com carta que abaixo de reproduz. Circulada da Ganda (06.04.35) para Bale / Suíça, com trânsito pela Ambulância II (descendente) do Caminho de Ferro de Benguela (07.04.35) e pelo Lobito (08.04.35). Franquiada com selos no valor de 1$75, correspondente ao 1.º porte para cartas com peso até 15 gr com destino ao estrangeiro (Decreto 23.455 de 12.01.1934).
            Não descartando a hipótese de em situação de recurso poder ter sido usado à posteriori, este carimbo deverá ter sido retirado em meados de 1938 com a introdução de carimbos de outra tipologia, como podemos observar na figura abaixo. Segundo Guedes de Magalhães esta nova tipologia (14.º grupo na sua catalogação) entrou em serviço em 1939. Não concordo com esta data, porque possuo cartas de Moçamedes e Luanda datados de Agosto de 1938. Entendo que estes carimbos terão entrado ao serviço no mínimo em meados do ano de 1938.
            Carta circulada registada da Ganda / Vila Mariano Machado (16.10.45) para Luanda (22.10.45) com trânsito pelo Lobito (17.10.45). A ligação Ganda – Lobito é feita por via ferroviária e do Lobito para Luanda por via aérea pelos aviões da DTA. Pagou de porte 2,80 Ags correspondente a: 0,50 pelo porte ordinário para cartas circuladas no interior com peso até 15 gr + 0,50 pelo prémio de registo (Portaria 9975 de 24.12.1941) + 1,80 Ags pelo segundo porte da sobretaxa de correio aéreo para o interior da colónia (peso entre 6 e 10 gr) de acordo com a Portaria 3.494 de 02.10.1940.
            É minha convicção que este carimbo depois de retirado terá permanecido na estação postal da Ganda, porque não vimos qualquer carta obliterada com esta marca que não fosse remetida desta localidade. Também não encontrei qualquer referência sobre sua atribuição a outra estação postal.



Bibliografia
·         Boletim Oficial de Angola
·         Boletim dos Correios de Angola – n.º 3 Março 1914
·         Anuário de Angola, 1923
·         Marcas Postais de Angola, Alexandre Guedes de Magalhães, 1986
·         Dicionário Corográfico Comercial de Angola – Antonito, 4.ª edição 1959
·         Índice Histórico-Corográfico de Angola – Mário Milheiros, Luanda, 1972

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