quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estação Postal do Lépi

Comboio no Lépi em 1929
            A povoação do Lépi fica situada no planalto central de Angola ao Km 368 da linha do Caminho-de-Ferro de Benguela e a cerca de 48 kms de Nova Lisboa (actualmente denominada cidade do Huambo). Primitivamente a povoação do Lépi foi sede de um Posto Administrativo da Circunscrição do Huambo, criado pela Portaria Provincial n.º 139 de 29 de Setembro de 1917. A partir de 1922 desanexado do Huambo passou a ser sede de Circunscrição com o mesmo nome, circunscrição esta que haveria de passar para a Vila Robert Williams a partir de 1934 voltando a ser sede de Posto Administrativo, pertencendo ao Concelho do Longonjo.
            O Lépi era uma povoação de 3.ª classe com uma actividade comercial muito importante, suportada por cerca de 70 casas comerciais que se dedicavam ao comércio de produtos correntes. Numa povoação de 4.ª classe denominada Bongo pertencente ao Posto Administrativo do Lépi estava instalada a Missão Adventista do Bongo, proprietária de um hospital, chefiado por um cirurgião de renome – o Sr. David Parson. A fama deste cirurgião e a excelência do hospital missionário, faziam afluir ao Lépi e ao Bongo, inúmeros doentes de todas as regiões de Angola, procurando a excelência desses serviços. Também tive a oportunidade de confirmar a qualidade dos serviços do cirurgião e do hospital quando em 1964 fui aí sujeito a uma pequena intervenção cirúrgica.
    Fig.1 - Carimbo ferroviário      
            Atendendo à excepcional qualidade do clima e das águas do Lépi o Instituto de Assistência Social de Angola (IASA) construiu aí uma Casa da Repouso para funcionários públicos e empregados sindicalizados.
            Em 31 de Julho de 1911 entrou em exploração mais um troço da linha do Caminho-de-Ferro de Benguela, levando-o à povoação do Lépi (Fig 1). A partir desta data a povoação passou a ser servida pela ambulância postal e pela estação postal que acompanhava a testa do Caminho-de-Ferro de Benguela na sua caminhada para o interior da província.
            Pela Portaria Provincial n.º 167 de 27 de Setembro de 1922 foi criada uma estação postal de 3.ª classe no Lépi, tendo ficado instalada no Posto Administrativo da povoação, onde sempre funcionou. A estação postal desempenhava os serviços de correspondências ordinárias e registadas, venda de selos e o de encomendas postais ordinárias do serviço provincial. Pela Portaria Provincial n.º 210 de 12 de Dezembro de 1923 foram criados os serviços de emissão vales provinciais.
Fig. 2 - Carta remetida do Lépi para Londres com par de selos de 70c tipo Ceres, novo tipo, perfazendo a franquia de 1$40 correspondente ao primeiro porte para cartas com o peso até 20g, permutadas para o estrangeiro, de acordo com a tabela de portes promulgada mo Boletim Oficial de Angola n.º 26, em 12.07.1930, para entrar em vigor a 01.08.1930.
            Inicialmente não foi atribuída uma marca de dia à estação postal do Lépi. Tal como aconteceu em muitas estações postais angolanas a estação foi servida com um carimbo de recurso – carimbo numérico oval “200” (Fig2).
Fig. 3 - Carta remetida do Lépi (10.09.44) para Viena e reendereçada para a Checoslováquia, com trânsito pela ambulância ascendente do CFB (10.09.44), por Elizabethville (15.09.44), Port Elizabeth e Lisboa (10.11.44). Não tendo sido possível entregá-la ao destinatário por os serviços se encontrarem interrompido, graças ao conflito mundial foi devolvida ao remetente tendo chegado ao Lépi em 16.01.46. Foi franquiada com 1$75 correspondente ao primeiro porte para cartas até 20g de peso, permutas com os países estrangeiros, de acordo com a tabela aprovada pelo Decreto n.º 23.455 do Ministério das Colónias. Foi primeiramente censurada em Elizabethville pelo censor n.º 8 e fechada com cinta branca. Posteriormente foi censurada em Port Elizabeth com cinta tipo 2C e carimbo tipo 8BS.
            A primeira marca de dia, até agora conhecida, atribuída ao Lépi é o carimbo-tipo da reforma de 1938 (14.º grupo da classificação de Guedes de Magalhães) (Fig.3).

Bibliografia
·          Boletim Oficial de Angola
·          Dicionário Corográfico - Comercial de Angola – Antonito, 4.ª Edição – 1959
·          Índice Histórico-Corográfico de Angola, Mário Milheiros, 1972
·          Marcas Postais de Angola, Alexandre Guedes de Magalhães, 1986
·          Angola, Portos e Transportes de Eduardo Gomes de Albuquerque e castro, 1970
·          British Empire Civil Censorship Devices WWII * Colonies and Occupied Territories in Africa, 2000, John Little

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