quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estação Postal de Namacunde

            O topónimo Namacunde surge apenas em 1932, pela Portaria Provincial n.º 922 de 13 de Janeiro, publicada no Boletim Oficial de Angola n.º 3. Este novo nome foi atribuído pela referida Portaria ao antigo Posto Administrativo de Matemba, no Distrito do Cunene. Fica na fronteira sul de Angola, onde foi criado um posto de despacho alfandegário.
            Em redor deste posto de despacho nasceu uma povoação de 4.ª categoria, onde existiam sete casas comerciais, sendo 5 delas independentes e duas filiais. A principal actividade económica gira à volta do comércio com as populações nativas, sendo a caça uma das bases de subsistência das populações. A pecuária também desempenha um papel preponderante na economia da região.
Figura 1 – Carta remetida de Namacunde para o Funchal (26.08.43) com trânsito pelo Lubango
(21.06.43). Foi censurada em Cape Town e fechada com cinta modelo 1B3 amarrada à carta com carimbo
tipo 8A, letra E atribuído a Cape Town e em uso desde 01.01.43 a 10.07.44. Foi franquiada com $70
(1.º porte para cartas com peso até 20g para Portugal e Ilhas Adjacentes)

            A criação de uma estação postal de 3.ª classe coincide com a mudança da toponímia de Matemba para Namacunde. A estação era administrada pelo chefe do Posto Administrativo e desempenhava os serviços de venda de selos e outras fórmulas de franquia, bem como o serviço de correspondências ordinárias e registadas.
Figura 2

            A primeira marca obliterado conhecida é o carimbo numérico oval “250”, que aparece batido a preto (Fig.1). Este carimbo de recurso poderá ter servido por muitos anos, pois só se conhece uma marca de dia da estação muitos anos mais tarde. É um carimbo do tipo do 16.º grupo (1947), com o datador exclusivamente numérico, e com dois dígitos para o ano , e que aparece normalmente batido a violeta (Fig.2). Não conhecemos outros carimbos obliteradores nesta estação postal.

Bibliografia
·          Boletim Oficial de Angola
·          Dicionário Corográfico - Comercial de Angola – Antonito, 4.ª Edição – 1959
·          Índice Histórico-Corográfico de Angola, Mário Milheiros, 1972
·          Marcas Postais de Angola, Alexandre Guedes de Magalhães, 1986
·          British Empire Civil Censorship Devices World War II / Colonies and Occupied Territories in Africa”, John Little, 2000

Sem comentários:

Enviar um comentário