segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Correio de Chiloane e o Comando Militar do Aruângua

         Num excelente artigo publicado pelo Dr. Luís Frazão no Boletim n.º 414 do Clube Filatélico de Portugal, intitulado “A Marca Postal do Comando Militar do Aruângua”, tivemos a oportunidade de apreciar uma belíssima e rara carta que aqui reproduzimos na Fig.1, com a devida autorização do autor do artigo, remetida daquele Comando franquiada com selo de 50 reis de D. Luís (primeiro porte para cartas com um peso até 15g para Portugal), para Estremoz (02.07.90) com trânsito por Chiloane (07.06.1890).
            A comprovar o trânsito, tivemos a oportunidade de encontrar um ofício relacionado com o Correio de Chiloane, aproveitando a oportunidade para o transcrever, pela grande importância de que se reveste, permitindo aos especialistas da História Postal de Moçambique rever ou não os seus conceitos sobre o tema.
            O ofício n.º 3 datado de 25 de Maio de 1891 é uma resposta a um ofício com o n.º 116 de 4 de Abril de 1891 do Chefe da 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Correios, Telegraphos e Pharoes que solicitava informações sobre o serviço de correio e encaminhamento e formação de malas de correio.
“Illm.º Sr.
Em resposta ao officio de V. Ex.ª n.º 116 de 4 D’abril ultimo, offerece-me informar-lhe que em Chiloane, sede do Governo do Distrito de Sofala, não se acha ainda montada a estação postal, no entanto ha quase dois annos que estou encarregado do serviço do correio, accumalativamente com o de Secretario do Governo do Distrito.
As correspondencias que julgo deverem ser incluidas na mala para Chiloane são: as que se destinam para a villa de Sofala, Presidio ou Archipelago do Bazaruto e Mossourize (paiz de Gaza). As correspondencias para a Beira (Cammando Militar do Aruangua) que também faz parte do Distrito de Sofala julgo conveniente que sejam fechadas em mala separada dirigida directamente para a Beira por via de Moçambique ou Lourenço Marques segundo ellas vierem pelo Canal ou pelo Cabo, visto haver actualmente grande concorrencia de navios d’estes ultimos dois portos para o da Beira, e ao contrario serem raras e difficeis as opportunidades d’esta villa para a Beira.
Deus guarde a V. Ex.ª
O Encarregado do Correio
Secretario Xavier Pereira da Trindade
Alferes de Infantaria
            Segundo Jorge Fernandes, no seu excelente artigo publicado também no Boletim n.º 414 do Clube Filatélico de Portugal, intitulado “História Postal da Companhia de Moçambique * Notas várias”, a povoação de Chiloane foi criada por Decreto de 19.09.1864.
Figura 1
            Perante estes novos elementos e “en passant” sobre o tema podemos constatar que:
1 – Em 1891 ainda não estava montada a estação postal de Chiloane, estando a mesma entregue, provisoriamente, desde 1888 ao Secretário do Governo Distrital, um oficial militar;
2 – A correspondência para o Comando Militar do Arângua era encaminhada por Chiloane, muito embora este encaminhamento tivesse um menor número de meios para o transporte das malas;
3 – Muito há para investigar e pesquisar sobre a História Postal das Colónias em geral e Moçambique em particular, e estas “pontas” que vão surgindo são prova disso.
4 – Este documento sendo de grande relevância para a História Postal de Moçambique, permitirá, talvez, reformular conceitos já divulgados e que se julgavam consolidados. Têm agora a palavra os especialistas.

Bibliografia
·          Cota 694 1D SEMU DGU, Arquivo Histórico Ultramarino
·          Boletim 414 do Clube Filatélico de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário