Vista aérea de Leopoldville |
Por duas ocasiões, uma em 1936 e
outra em 1939, aviões da Sabena deslocaram-se a Luanda transportando comitivas
governamentais e desportivas. Em cada uma dessas viagens foram fechadas malas
de correio sinalizando a efeméride. Porém foram ligações aéreas ocasionais. A
avião comercial em Angola era incipiente estando restrita apenas aos dois voos
semanais que os aviões do Aero Clube de Angola asseguravam, um para norte até
Ponta Negra e outro para sul até Moçamedes, para além de um voo semanal da SAA
de Cape Town para Luanda.
Vista do centro de Leopoldville
Porém a população e o tecido
empresarial reivindicava por uma maior disseminação da aviação. Numa tentativa
de ampliar a oferta das ligações aéreas a Associação Comercial de Luanda e a
Câmara de Comércio de Leopoldville apresentaram, em Fevereiro de 1940, uma
proposta às entidades governamentais no sentido de autorizarem a criação de uma
carreira aérea entre as cidades de Luanda e Leopoldville. O serviço estaria a
cargo dos aviões da SABENA que semanalmente transportariam passageiros, correio
e encomendas. O preço de cada viagem seria de 1.200 francos com desconto de 10%
nas viagens de ida e volta. O transporte de encomendas seria feito ao preço de
12 francos por quilograma.
Vista de Luanda
Segundo a petição apresentada
apontava-se a conveniência do estabelecimento desta ligação pelas grandes
relações comerciais que já existiam entre as duas colónias, e sendo certo que
elas se justificavam no passado, mais ainda se impunha atendendo à situação de
guerra em que se vivia que obrigava a um maior estreitamento de laços entre
elas.
Esta vontade da população e dos
proprietários esbarrava na intransigência das entidades governamentais que
simplesmente ignoraram essa pretensão.
Sobrescrito
publicitário da Mampeza, Limitada
Um das empresas que mantinha uma
forte ligação entre as duas colónias era a Mampeza, importante organização
comercial portuguesa do Congo Belga e uma das maiores daquela colónia belga. O
seu sócio gerente Pedro Morgado apoiante da petição para o estabelecimento da
ligação aérea decidiu deslocar-se a Luanda a convite do gerente do Banco de
Angola António Avelino da Silva, provavelmente numa tentativa de sensibilização
das autoridades angolanas para o projecto.
Avião trimotor
Marchetti SM-83 da SABENA
Utilizou como meio de transporte um
trimotor Marchetti SM-83, alugado à SABENA, que o conduziu de Leopoldville a
Luanda no dia 7 de Fevereiro de 1940 (quarta-feira) tendo regressado a 12 de
Fevereiro (segunda-feira). Fez-se acompanhar pela sua irmã Amélia Morgado,
também sócia da Mampeza.
Sobrescrito circulado
por via aérea de Leopoldville (06.02.1940) para Luanda (07.02.1940). Devolvido
ao remetente por correio ordinário de Luanda (19.03.40) para Leopoldville
(24.03.40) com trânsito por Boma (21.03.40). Pagou de porte pela devolução
0,80Ag correspondente ao primeiro porte de correio ordinário (cartas com peso
até 20g) para países da África Austral (Aviso n.º 8 de 02.05.36 da Repartição
Central dos CTT de Angola).
Provavelmente para demonstrar a
utilidade e portanto a razão da petição foi fechada mala de correio em
Leopoldville para Luanda, transportada pelo avião fretado por Pedro Morgado da
Mampeza. O avião aterrou na pista do Aero Clube de Angola pelas 14H00 desse dia.
Porém as intenções ficaram por este
voo solitário, fretado por uma empresa comercial, porque conforme anteriormente
afirmamos, as autoridades não lhe deram provimento. Restou para a filatelia um
conjunto de cartas circuladas nesse voo. Esta foi a terceira mala de correio
fechada do Congo Belga para Angola desde sempre.
Bibliografia
·
Jornal “A Província de Angola”
·
Jornal “Diário de Luanda”