Há uns anos atrás tivemos a
oportunidade de publicar no Boletim do Clube Filatélico de Portugal n.º 405, de
Setembro de 2004, um artigo intitulado “A História e a Filatelia * Restauração
de Angola, Futebol e Correios Aéreo, onde apresentei dois raros sobrescritos
circulados no voo que a Sabena realizou, em Agosto de 1936 de Leopoldville a
Luanda e vice-versa, transportando a equipa de futebol do Congo Belga que veio
realizar um jogo previsto no programa de comemorações do 288.º aniversário da reconquista
de Angola aos holandeses.
Sobrescrito circulado
em 14.08.1936 pela Sabena de Leopoldville para Luanda
Esses dois sobrescritos que são de
extrema raridade são algumas das “jóias da coroa” da minha colecção de correio
aéreo de Angola. Tenho estes dois exemplares, cada um deles voado em cada um
dos sentidos e nunca mais tive a oportunidade de ver outros semelhantes.
Carta circulada no
voo de retorno da Sabena (15.08.36) de Luanda para Leopoldville
Vem esta introdução a propósito
porque adquiri recentemente um exemplar filatélico que, não sendo dessa
primeira e histórica viagem de um avião da Sabena, está relacionado com uma
segunda viagem a Angola de um dos aviões da companhia aérea belga, e que também
transportou correio na sua viagem.
Publiquei há pouco tempo neste blog
um artigo sobre a primeira ligação aérea entre Angola e a África do Sul
realizada pela South Áfrican Airways no advento da viagem presidencial de Óscar
Carmona a Angola.
A viagem a Angola, em 1939, do então
Presidente não passou despercebida às colónias vizinhas de Angola que fizeram
deslocar até Angola os seus governadores como foi o caso do ex-Congo Belga e do
ex-Congo Francês, para além da visita de dois ministros do governo
Sul-Africano.
No dia 26 de Agosto de 1939, véspera
da chegada do Presidente da República Portuguesa a Luanda, aterrou pelas 12H30
no aeródromo do Aero Clube de Angola um “Junker” da Sabena que transportava
Pierre Ryckmans, Governador-Geral do Congo Belga, deslocando-se propositadamente
para lhe apresentar cumprimentos em nome do Rei Leopoldo III da Bélgica.
Junker 52 da SABENA
O que parecia apenas um voo de
cortesia política acabou por proporcionar aos amantes da filatelia, e
especialmente aos do correio aéreo, motivos de regozijo. Efectivamente, os
correios da colónia belga, decidiram fechar mala de correio aéreo para ser
transportada nesse voo, contendo essa mala pouco mais de três dezenas de cartas
alusivas à viagem governamental.
Os catálogos especializados de Frank
Muller e de F. Godinas não referenciam este voo especial e não é vulgar o
número de cartas circuladas, o que pode ter determinado terem passado
despercebidas a muitos filatelistas. Na figura abaixo reproduzo uma das cartas
transportadas nesse voo. Desconhecemos, porque se não conseguiu comprovar, se
houve fecho de mala no voo de retorno.
Sobrescrito circulado
como contendo impressos de Leopoldville (25.08.39) para Luanda (26.08.39)
Porque as relações entre Portugal e
a Bélgica não tenham sido sempre as melhores, consequência provável da partilha
do Congo em 1885, tardaram a estabelecer-se ligações aéreas recíprocas entre
Angola e o Congo Belga. A Sabena por várias vezes abordou as autoridades
portuguesas no sentido de serem autorizados a trazer os seus aviões até Luanda
e sempre lhes foi negada essa autorização. Entretanto e com carácter episódico,
quando alugados por particulares, os aviões da Sabena fizeram alguns voos
comerciais para Luanda. Só muitos anos depois foi autorizada a voar para
Luanda.
Bibliografia
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Jornal “A Província de Angola” de
26.08.1939
·
Catalogue
de la Poste aérienne de Belgique et du Congo-Belge, Fr. Godinas
·
Catalogue
des Aérogrammes du Monde Entier, Frank Muller, 1950
·
Intercontinetal
Airmail * Volume Three * Africa, 2010, Edward Proud
·
Boletim do CFP n.º 405 – Setembro
2004