sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cidade Alta - Uma estação postal em Luanda

            Na aurora do século XX a cidade de Luanda teve um crescimento urbano significativo. Depois de uma ocupação extensiva da chamada baixa, a cidade começou a expandir-se rapidamente para além das “barrocas”. O aglomerado populacional na nova área urbana foi crescendo e urgia tomar medidas para que os serviços essenciais a essa população fossem supridos.
Vista geral de Luanda a partir da "zona alta" - Gravura de 1880
            Um dos serviços porque vinham reclamando sucessivamente os cidadão da “zona alta” da cidade era o prestado pelos correios. É certo que os Correios Centrais situados na “baixa” da cidade, contratualizaram distribuidores de correio para as novas áreas habitacionais, porém havia serviços que nunca poderiam ser satisfeitos por esses carteiros e que só uma deslocação morosa e penosa à estação central resolveria. É que para descer à “baixa” todos os santos ajudavam, porém o regresso era obra do “demo” a que nenhum cristão se sujeitava de bom grado.
            Para além da estação central, a cidade de Luanda tinha uma outra estação de correios na Ilha, que distava pouco mais de 1 km em terreno plano daquela. A fraca implantação populacional não justificava de todo a manutenção desta estação. Era este um dos argumentos que os moradores da “zona alta” esgrimiam, e que lhes assistia toda a razão.
            Finalmente em finais de 1915 as entidades administrativas de Angola reconhecem as queixas que vinham sendo apresentadas e determinam em primeiro lugar o fecho da estação postal da Ilha por Portaria n.º 898 de 16 de Setembro de 1915, publicada no Boletim Oficial de Angola n.º 38 de 18.09.15.
            A partir do encerramento desta estação, que atendendo ao seu reduzido movimento e rendimento não se justificava o seu funcionamento, iniciaram-se os preparativos para a abertura de uma nova estação postal na “zona alta” da cidade.
            Finalmente os anseios dos moradores dessa zona foram concretizados com a criação da estação postal de 1.ª classe, por portaria n.º 1070 de 30 de Novembro de 1915, publicada no Boletim Oficial de Angola n.º 49 de 04.12.15 (figura 1).
Figura 1
            Com a abertura da nova estação, a estação de correios da baixa passou a denominar-se “Estação Central dos Correios de Luanda” de acordo com a Portaria n.º 1071 de 30.11.15, publicada no Boletim Oficial de Angola n.º 49 de 04.12.15 (figura 2).
Figura 2
            A estação denominava-se “Estação Postal da Cidade Alta” e deveria entrar em funcionamento a partir de 1 de Janeiro de 1916 e prestaria todos os serviços inerentes à sua categoria.
            Pela rápida decisão na abertura da estação, não houve tempo suficiente para que se providenciasse o fabrico das respectivos carimbos e sinetes apropriados, pelo que houve necessidade de se recorrer, nos primeiros meses de funcionamento da estação, aos denominados carimbos numéricos volantes.
Figura 3
            Pela Ordem de Serviço n.º 1 de 3 de Janeiro (figura 3) foram atribuídos à estação o carimbo e sinete de lacre n.º 26, que estiveram em uso desde aquele dia até 13 de Setembro de 1915, data em que foram retirados por Ordem de Serviço n.º 261 de 13.09.15 (figura 4), por a estação já dispor de carimbos e sinetes apropriados.
Figura 4
            Na figura 5 reproduzimos dois selos obliterados com o referido carimbo volante com datas de 11.01.16 e 16.08.16 as mais próximas da abertura e fecho que conseguimos reunir. Na figura 6 apresentamos um desenho do carimbo com a data mais antiga.  
Figuras 5 e 6
            Na figura 7 estão reproduzidos os desenhos dos carimbos apropriados que passaram a ser usados na estação nos serviços de encomendas, registos e correio ordinário. Porém poderá ter existido um outro carimbo, que nunca observamos, que se destinaria ao serviço de vales de correio.

Figura 7
            Nas figuras 8 e 9 apresentamos dois selos e uma carta obliterados com aqueles carimbos.
Figura 8
Figura 8 - Carta remetida da Estação Postal Cidade Alta (08.12.17) para Barcelos (08.12.17)
com o porte de 2 1/2 ctvs (1.º porte para cartas circuladas para Portugal). Censurada no Porto
(carimbo de censura de duplo círculo não datada, batida a preto)

Bibliografia
·          Boletim dos Correios de Angola de 1913 e 1916
·          Boletim Oficial de Angola de 1915

Sem comentários:

Enviar um comentário